Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31148
Título: Identidade cultural alterna e consumo: um estudo etnográfico sobre a comunidade alterna de Recife
Autor: Vasconcelos, Maria Clara Magalhães de 
Orientador: Florêncio, Fernando José Pereira
Palavras-chave: Alterna; Cultura e identidade; Consumo; Etnografia; Alterna; culture and identity; consumption; ethnography
Data: 2012
Citação: VASCONCELOS, Maria Clara Magalhães de - Identidade cultural alterna e consumo: um estudo etnográfico sobre a comunidade alterna de Recife. Coimbra : [s.n.], 2012. Dissertação de mestrado em Antropologia Social e Cultural.
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente dissertação tem por propósito analisar e interpretar a identidade cultural do alterna de Recife1. O alterna seria alguém que busca se diferenciar das maiorias no que diz respeito ao consumo. Mais especificamente este trabalho se debruça sobre a análise de comportamentos dos membros da comunidade alterna engatados pelo consumo – não somente de bens materiais, mas também de bens imateriais como o consumo de arte, música, cinema e tecnologias. Foi realizado um estudo etnográfico, somado a pesquisas documentais e entrevistas, os quais possibilitaram a este trabalho abordar o consumo individual e colectivo sob duas ópticas, as noções que o próprio alterna tem de si e como enxerga seu consumo, e a noção que não alternas têm destes.
The purpose of this dissertation is to analyze and interpret the cultural identity of the alterna from Recife2. The alterna would be someone who tries to differentiate itself from the majority by the consumption. More specifically this dissertation focuses on the analysis of the behaviours from the members of the alterna community engaged by consumption - not only material goods but also intangibles such as the consumption of art, music, films and technology. An ethnographic study was conducted, combined with desk research and interviews, which enabled this work to address the individual and collective consumption by two approaches, firstly the notion that the alterna by itself and how it visualizes its consumption, and secondly the notion that the non alterna has of the alterna community.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31148
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

278
Visto em 16/jul/2024

Downloads

444
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.