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Título: Processamento de sobrevivência versus processamento de agradabilidade de ordens simples: estudo comparativo entre adultos idosos e jovens
Autor: Teixeira, Catarina Martins Pereira 
Orientador: Pinho, Maria Salomé Ferreira Estima de
Palavras-chave: Memória; Envelhecimento; Processamento de sobrevivência
Data: 16-Jul-2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Processamento de sobrevivência versus processamento de agradabilidade de ordens simples: estudo comparativo entre adultos idosos e jovens
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O paradigma do processamento de sobrevivência de Nairne, Thompson e Pandeirada (2007) tem sido alvo de muitas investigações que corroboraram a robustez do seu efeito, designado efeito de processamento de sobrevivência, ou seja, a superioridade do desempenho mnésico quando a informação é codificada numa situação de sobrevivência comparativamente a várias situações de controlo (e.g., mudança de casa, agradabilidade, geração de palavras, etc.). No presente estudo compara-se o processamento de sobrevivência com o processamento de agradabilidade utilizando como material frases correspondentes a ordens verbais simples (ex. ‘folheie o livro’), material esse até agora não usado neste âmbito. A amostra é constituída por 64 sujeitos distribuídos por dois grupos etários: adultos idosos (N = 32), sem declínio cognitivo e sem sintomatologia depressiva significativa, não institucionalizados e com idades compreendidas entre os 65 e os 77 anos, e adultos jovens (N = 32), igualmente sem sintomatologia depressiva significativa, com idades entre os 18 e os 25 anos. Foram administradas as seguintes provas de avaliação neuropsicológica, com o objetivo de excluir participantes com alterações não normativas ao nível cognitivo e do humor: Avaliação Cognitiva de Addenbrooke – versão revista, Trail Making Test A e B, Fluência Verbal Semântica, Fluência Verbal Fonémica, subteste de Memória Lógica I da Escala de Memória de Wechsler – III, Inventário de Depressão de Beck – II, e Escala de Depressão Geriátrica. Os resultados deste estudo sugerem a robustez do efeito de processamento de sobrevivência, não tendo sido observada interação significativa entre o grupo etário e a condição de processamento. Este tipo de processamento poderá ser utilizado em adultos idosos com o propósito de se obter uma melhoria no seu desempenho mnésico.
The survival processing paradigm by Nairne, Pandeirada and Thompson (2007) has been the subject of many investigations which confirmed the robustness of its effect, named as survival processing effect, that is the memory superiority when information is encoded in a survival situation compared to various control situations (e.g., moving house, pleasantness, word generation, etc.). In the present study we compared the survival processing with the pleasantness processing using as stimuli statements corresponding to simple verbal instructions (e.g., 'thumb through the book'), a type of material that until now was not used in this context. The sample includes 64 subjects distributed into two age groups: older adults (N = 32) without cognitive decline and without significant depressive symptoms, non-institutionalized and aged 65 to 77 years, and young adults (N = 32), also without significant depressive symptoms, aged 18 to 25 years. The following neuropsychological tests were administered in order to exclude participants with non-normative changes in cognition and mood: Addenbrooke’s Cognitive Examination – Revised, Trail Making Test A and B, Semantic Verbal Fluency, Phonemic Verbal Fluency, Logical Memory I subtest of the Wechsler Memory Scale III, Beck Depression Inventory II, and Geriatric Depression Scale. The results suggest the robustness of the survival processing effect, and a significant interaction between age group and processing conditions was not observed. This type of processing may be used in the elderly in order to achieve an improvement in their memory performance.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicogerontologia Clínica), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30988
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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