Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30743
Título: A estrutura de prazo das taxas de juro da zona euro : análise da capacidade de previsão das taxas forward
Autor: Cruz, Ronize Cristina Oliveira Santiago Vicente da 
Orientador: Fonseca, José Alberto Soares da
Palavras-chave: Estrutura de prazo das taxas de juro; Cointegração; Modelo de correção dos erros; Taxa spot; Taxa forward
Data: 5-Fev-2016
Citação: CRUZ, Ronize Cristina Oliveira Santiago Vicente da - A estrutura de prazo das taxas de juro da zona euro : análise da capacidade de previsão das taxas forward. Coimbra : [s.n.], 2016. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/30743>.
Resumo: Neste trabalho, as taxas forward foram utilizadas para prever os valores futuros da Estrutura de Prazo das Taxas de Juro, em diferentes pontos desta estrutura, e em diferentes contextos do sistema financeiro, e abrange o período que vai do final de 2004 ao final de 2014. As taxas spot e forward foram construidas a partir do modelo de Nelson, Siegel e Svensson (1994), e para a anlisar a relação existente entre estes dois tipos de taxas, recorreu-se o método de cointegração proposto por Johansen (1988, 1991). Para períodos mais curtos, foram construídas taxas forward instantâneas, que antecipam as taxas spot instantâneas a distâncias que vão de 1 a 10 dias. Para períodos mais longos, foram construídas taxas forward com prazo de 1 mês, que antecipam as taxas spot com o mesmo prazo, a distâncias que vão de 1 a 12 meses. Nas taxas instantâneas, verificou-se que existe cointegração entre todas as taxas forward e as taxas spot que antecipam, nas estimações que abrangem a totalidade da amostra, e para alguns casos quando se divide a amostra em sub-períodos. Nas taxas mensais, pelo contrário, apenas em alguns casos foi constatada a existência de cointegração, quer para a totalidade do período quer para os sub-períodos. De seguida, foi estimado o Modelo de Correção dos Erros proposto por Johansen (1988, 1991), e recorreu-se à analise da função impulso-resposta, para as taxas cointegradas. As taxas mensais apresentaram sempre um comportamento mais instável, quando comparadas com as taxas instantâneas. Entretanto, com a divisão do período, as taxas instantâneas apresentaram um comportamento instável, principalmente para o sub-período 2012-2014.
Descrição: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30743
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Estrutura de Prazo das Taxas de Juro da zona euro.pdf1.49 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

957
Visto em 23/abr/2024

Downloads

332
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.