Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9ºD, no ano letivo 2014-2015 : a perceção do esforço nas aulas de educação física : a diferenciação entre as aulas de 90' e as aulas de 45'
Authors: Veloso, Joana Rita Freitas Morais da Costa 
Keywords: Formação de professores;Ensino da educação física
Issue Date: 2015
Citation: VELOSO. J. (2015). Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Secundária da Lousa, junto da turma do 9ºD, no ano letivo 2014/2015 – A perceção do esforço nas aulas de Educação Física – a diferenciação entre as aulas de 90’ e as aulas de 45’. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Portugal.
Abstract: O presente relatório, tem como objetivo descrever todas as atividades elaboradas e desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária da Lousã, onde também estavam incluídas funções de, assessoria a um cargo de gestão intermédia e de organização de projetos escolares. O ano de estágio constitui uma experiência bastante enriquecedora, na medida em que proporciona a aplicação contextualizada dos saberes adquiridos em anos letivos anteriores. A transição entre a teoria e a prática decorreu sob supervisão e orientação docente, responsável por instigar o professor estagiário a adotar uma postura reflexiva acerca de toda a prática pedagógica. Assim sendo, são expostas todas as atividades de ensino - aprendizagem desenvolvidas, desde a relevância do processo de formação inicial aos princípios da intervenção pedagógica, tais como, o planeamento, a realização e avaliação. Relativamente à componente de reflexão, esta é produzida no âmbito das aprendizagens realizadas; das dificuldades sentidas e estratégias de superação; da componente ético – profissional e das questões dilemáticas com que a professora estagiária se deparou. Palavras - Chave: Atividades de Ensino – Aprendizagem. Componente Ético – Profissional. 5 ABSTRACT This report aims to describe all activities drawn up and developed along the Educational Stage, held at the high school of Lousã, where were also included, the functions of a position intermediate management and organization of school projects. The year internship is a very enriching experience, in that it provides the application contextualized knowledge acquired in previous school years. The transition between the theory and the practice took place under the supervision and guidance teacher, responsible for instigating the teacher trainee to adopt a reflective stance on all the pedagogical practice. Therefore, are exposed all the teaching-learning activities developed, since the relevance of initial training process to the principles of educational intervention, such as, planning, implementation and evaluation. On reflection, this component is produced within the framework of learning held; the difficulties and strategies of overcoming; the professional ethical component, the controversial issues with the teacher intern found herself.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30377
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio.pdf28.97 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.