Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/30323
Title: Internacionalização de pequenas e médias empresas de base tecnológica : entrada em mercados emergentes
Authors: Gomes, Juliana Maria da Silva Lima 
Orientador: Carvalho, Fernando
Ferreira, Claudino
Keywords: Internacionalização; Mercados emergentes; Pequenas e Médias Empresas de base tecnológica
Issue Date: 24-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Gomes, Juliana Maria da Silva Lima - Internacionalização de pequenas e médias empresas de base tecnológica : entrada em mercados emergentes, Coimbra, 2014
Abstract: Quando se aborda o tema competição internacional,para as pequenas e médias empresas de base tecnológica (PMEBTs),a corrida para os mercados emergentes pode representar dificuldades e desafios peculiares inerentes a esse tipo de empresa, encontrando-se estas em desvantagem em comparação com as grandes empresas do mesmo setor. O estudo sobre a internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs) já foi abordado por vários autores, mas pouco se encontrana literatura sobre uma abordagem referente à internacionalização de PMEBTs,sendo ainda mais rara a investigação existente no que se refere a internacionalização para mercados emergentes, reforçando haver uma necessidade de maior enfoque nessa área de pesquisa. Pretendeu-se, desta forma, com a presente investigação, colmatar lacunas na literatura existente, no que respeita a entrada em mercados emergentes por PMEBTs. A investigação incide sobre uma amostra nãoprobabilística de PMEBTs portuguesas, onde empresas deste setor se encontram num mercado limitado, a nível dimensional e conjuntural, não tendo outra alternativa a não ser a internacionalização. O estudo é realizado com base em entrevistas semiestruturadas a três empresas, fazendo-se a utilização do método de estudos de casos múltiplos,que pretende explorar as percepçõese expectativas destas, no âmbito das motivações e das barreiras enfrentadas para a internacionalização e da percepção quanto o apoio políticonesse processo com vista a alcançar o sucesso e a criar uma vantagem competitiva sustentável.Através dos resultados obtidos, apesar de a utilização do método de estudo de caso não permitir generalizações, o estudo nos mostra que há tendências semelhantes no que se refere às motivações (oportunidades de expansão e crescimento da empresa, influência de intermediários), barreiras (barreiras tarifárias, barreiras no ambiente de negócio, de recursos humanos e de produto e preço) e percepção do apoio político no processo de internacionalização de PMEBTs para mercados emergentes (experiência negativa de um modo geral).
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Fernando Carvalho e Claudino Ferreira.
URI: http://hdl.handle.net/10316/30323
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

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