Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30323
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dc.contributor.advisorCarvalho, Fernando-
dc.contributor.advisorFerreira, Claudino-
dc.contributor.authorGomes, Juliana Maria da Silva Lima-
dc.date.accessioned2016-01-19T16:20:03Z-
dc.date.issued2014-09-24-
dc.identifier.citationGomes, Juliana Maria da Silva Lima - Internacionalização de pequenas e médias empresas de base tecnológica : entrada em mercados emergentes, Coimbra, 2014por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30323-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Fernando Carvalho e Claudino Ferreira.por
dc.description.abstractQuando se aborda o tema competição internacional,para as pequenas e médias empresas de base tecnológica (PMEBTs),a corrida para os mercados emergentes pode representar dificuldades e desafios peculiares inerentes a esse tipo de empresa, encontrando-se estas em desvantagem em comparação com as grandes empresas do mesmo setor. O estudo sobre a internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs) já foi abordado por vários autores, mas pouco se encontrana literatura sobre uma abordagem referente à internacionalização de PMEBTs,sendo ainda mais rara a investigação existente no que se refere a internacionalização para mercados emergentes, reforçando haver uma necessidade de maior enfoque nessa área de pesquisa. Pretendeu-se, desta forma, com a presente investigação, colmatar lacunas na literatura existente, no que respeita a entrada em mercados emergentes por PMEBTs. A investigação incide sobre uma amostra nãoprobabilística de PMEBTs portuguesas, onde empresas deste setor se encontram num mercado limitado, a nível dimensional e conjuntural, não tendo outra alternativa a não ser a internacionalização. O estudo é realizado com base em entrevistas semiestruturadas a três empresas, fazendo-se a utilização do método de estudos de casos múltiplos,que pretende explorar as percepçõese expectativas destas, no âmbito das motivações e das barreiras enfrentadas para a internacionalização e da percepção quanto o apoio políticonesse processo com vista a alcançar o sucesso e a criar uma vantagem competitiva sustentável.Através dos resultados obtidos, apesar de a utilização do método de estudo de caso não permitir generalizações, o estudo nos mostra que há tendências semelhantes no que se refere às motivações (oportunidades de expansão e crescimento da empresa, influência de intermediários), barreiras (barreiras tarifárias, barreiras no ambiente de negócio, de recursos humanos e de produto e preço) e percepção do apoio político no processo de internacionalização de PMEBTs para mercados emergentes (experiência negativa de um modo geral).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectMercados emergentespor
dc.subjectPequenas e Médias Empresas de base tecnológicapor
dc.titleInternacionalização de pequenas e médias empresas de base tecnológica : entrada em mercados emergentespor
dc.typemasterThesispor
dc.date.embargoEndDate2017-01-18T16:20:03Z-
dc.peerreviewedYespor
dc.date.embargo2017-01-18*
dc.identifier.tid201478714-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6826-588X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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