Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30157
Título: Recrutamento e selecção de recursos humanos : análise comparativa entre as práticas de uma instituição pública e de uma instituição privada
Autor: Mendes, Cátia Sofia Figueiredo 
Orientador: Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
Ambrósio, José
Palavras-chave: Recrutamento; Selecção; Gestão de recursos humanos; Instituição pública; Empresa privada
Data: 17-Set-2015
Editora: FEUC
Citação: Mendes, Cátia Sofia Figueiredo - Recrutamento e selecção de recursos humanos : análise comparativa entre as práticas de uma instituição pública e de uma instituição privada, Coimbra, 2015.
Resumo: No âmbito do Mestrado em Gestão, realizei o meu estágio curricular no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) em Coimbra, no período de 3 de Fevereiro de 2015 a 8 de Junho de 2015. O estágio teve como principal actividade a análise de processos e a autorização de pagamentos dos apoios à contração no Sistema de Gestão de Acções e Emprego (SIGAE). Subjacente a este sistema de apoios do IEFP, existe sempre uma relação contratual (formal ou informal) da empresa apoiada com um ou vários trabalhadores. No âmbito destas relações, destacam-se os processos de recrutamento e selecção como uma das fases críticas para garantir a eficácia organizacional da decisão de contratação. Este relatório visa, além de apresentar sistemática das tarefas realizadas no estágio, explorar as implicações e características dos processos de recrutamento e selecção, através de uma análise comparativa entre as práticas do IEFP (enquanto instituição pública) e as práticas de uma empresa privada. A análise e os resultados sugerem que a Gestão de Recursos Humanos (GRH) assume uma importância significativa nas organizações, quer sejam do sector privado, quer do público, e como tal, os colaboradores constituem uma indiscutível vantagem competitiva para a organização. O recrutamento e a selecção destacamse como uma das práticas mais importantes da GRH, dado que é por seu intermédio que os trabalhadores acedem às instituições. As principais conclusões que retiramos deste relatório é que se um processo de recrutamento e selecção for adaptado às necessidades das empresas, então este contribui para que a GRH seja feita da melhor forma e ao mesmo tempo gerar bons resultados para a empresa. Recrutar pessoas com competências adequadas às funções que vão desempenhar, é um passo fulcral nos dias de hoje, de forma a que o risco da empresa em apresentar erros seja menor.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida e José Ambrósio.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30157
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio - Final.pdf1.74 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

1.808
Visto em 7/mai/2024

Downloads 1

59.314
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.