Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30142
Título: Relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores com a turma C do 9º ano no ano letivo de 2014-2015
Autor: Gaspar, Renato António Gonçalves 
Orientador: Fonseca, Pedro
Palavras-chave: Ensino da educação física
Data: 2015
Citação: Gaspar, R. (2015). Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma C do 9º ano no ano letivo de 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: O estágio pedagógico representa uma etapa fundamental na formação individual de qualquer docente porque é neste que o estagiário aplica todo o conjunto de conhecimentos que foi adquirindo ao longo dos anos na sua formação inicial. Espera-se um desenvolvimento a vários aspetos sendo o mais importante a componente pedagógica. Para este desenvolvimento ter lugar é também preciso muita reflexão sobre as boas práticas na área do ensino da educação física. Com este documento temos o culminar de um ano letivo de formação no seio de uma instituição escolar, neste caso, formação desenvolvida na escola básica e secundária Quinta das Flores (Coimbra) na turma C do 9º ano. Neste documento vamos expor as expectativas e opções iniciais em relação ao estágio, as características do meio onde desenvolvemos o mesmo, apresentando tudo o que tem relevo para a disciplina de educação física. Será feita uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, contendo o planeamento, a realização e a avaliação, com a descrição do que foi feito e reflexões sobre o assunto. Vamos também incidir sobre a componente ético-profissional e a importância do trabalho em grupo, refletindo sobre a temática. No final do documento será aprofundado o tema/problema intitulado de “A diferença do feedback dado a alunos de diferentes géneros, com idades entre os 14 e os 16”. The pedagogic internship represents a fundamental stage in the formation of any individual teacher because it’s here that the trainee apply the entire knowledge that has been acquired over the years in their initial training. It is expected to develop several aspects, being the most important the educational component. For this development to take place it is also required a lot of reflection about the good practices in teaching physical education. With this document we have the culmination of a school year of training within an educational institution, in this case, training provided in Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (Coimbra) with the C class of the 9th grade. In this document we will expose the expectations and initial choices of the pedagogic internship, the characteristics of the environment where we develop the same, presenting all that is important about physical education. It will be done a reflective analysis of the teaching practice, containing the planning, realization and evaluation, with a description of what was done and reflections about the subject. We will also focus on the ethical and professional component and the importance of group work, reflecting on the theme. At the end of the document will be deepened the theme/issue "The difference of the feedback given to students with different genders, between the ages of 14 and 16"
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30142
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg2015_Renato_Gaspar.pdf1.14 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

207
Visto em 16/abr/2024

Downloads

76
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.