Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30129
Title: O impacto do "Dia Ferrer Paralímpicos" nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada C-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºF no ano letivo de 2014-2015
Authors: Gonçalves, Paula Alexandra Teixeira 
Orientador: Campos, Maria João Carvalheiro
Keywords: Ensino da educação física; Prática pedagógica
Issue Date: 2015
Citation: Gonçalves, P. (2015). Relatório Final de Estágio. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Estágio Pedagógico revela-se uma etapa indispensável na formação académica, uma vez que permite ao estagiário colocar em prática os conhecimentos científicos adquiridos na formação inicial, potenciando o desenvolvimento dos mesmos através da intervenção pedagógica e adaptando-os ao contexto real (escola). O Relatório Final de Estágio surge no âmbito do Estágio Pedagógico que integra as unidades curriculares que compõem o ciclo de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra, pretendendo englobar a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante a intervenção pedagógica. Este documento traduz todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo 2014/2015, junto de uma turma do 8ºano de escolaridade. Este contempla três capítulos essenciais: o primeiro alusivo à contextualização da prática desenvolvida; o segundo relativo à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, nomeadamente o planeamento, a realização, a avaliação e a ética profissional; e o terceiro respeitante ao aprofundamento do tema problema: “O impacto do “Dia Ferrer Paralímpicos” nas atitudes dos alunos sem NEE do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de Educação Física”. Este estudo tem como objetivo principal avaliar o impacto do programa de atividade física adaptada, denominado “Dia Ferrer Paralímpicos”, nas atitudes dos alunos sem NEE face à inclusão de pares com NEE nas aulas de EF e secundariamente analisar as variáveis que influenciam essas atitudes. A amostra é constituída por 27 alunos do 8º ano de escolaridade, 14 do sexo masculino e 13 do sexo feminino, com idade média de 13 anos. Para avaliar as atitudes dos alunos, foi aplicada antes e depois da atividade a versão traduzida e adaptada por Campos e Ferreira (2012) do questionário Children’s Attitudes Toward Integrated Physical Education – Revised (CAIPE-R) (Block,1995). Os resultados mostraram, que após a implementação da atividade, houve diferenças estatisticamente significativas nas atitudes dos alunos sem NEE, originando atitudes mais favoráveis por parte destes face à inclusão de pares com NEE nas aulas de Educação Física. The Pedagogic Internship proves to be an indispensable stage in academic training, as it allows the trainee to put into practice the scientific knowledge acquired in initial training, enhancing its development through educational intervention and adapting it to the real context (school). The final report of internship comes under the Pedagogic Internship that integrates the curricular units that make up the course of study of the 2nd year of the Master in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education in Faculty of Sports Science and Physical Education of Coimbra University, intending to include the description and reflection about developed practices and obtained learning along the pedagogical intervention. This document reflects all the work developed throughout the internship in Integrated Basic School c / JI Prof. Dr. Ferrer Correia, in the school year 2014/2015, with a class of 8th grade. This includes three main chapters: the first about the contextualization of developed practice; the second on the reflective analysis of the pedagogical practice, including the planning, conduct, evaluation and professional ethics; and the third concerning the deepening of the problem theme "The impact of the " Ferrer Paralympics Day " in the attitudes of 8th graders due to the inclusion of peers with SEN in physical education classes." This study aims to evaluate the impact of adapted physical activity program, called "Ferrer Paralympic Day" in the attitudes of students towards inclusion pairs with SEN in PE classes and secondarily analyze the variables that influence these attitudes. The sample consists of 27 students of the 8th grade, 14 male and 13 female, and age average of 13 years. To evaluate the attitudes of students, it was applied before and after the activity the version translated and adapted by Campos and Ferreira (2012) questionnaire Children's Attitudes Toward Integrated Physical Education - Revised (CAIPE-R) (Block, 1995). The results showed that after the implementation of the activity, there were statistically significant differences in the attitudes of students without special needs, resulting in more favorable attitudes towards inclusion of these pairs with SEN in physical education classes.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30129
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1415_Paula_Gonçalves.pdf695.21 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

229
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

431
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.