Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30127
Title: Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma do 8º B no ano letivo 2014-2015
Authors: Gonçalves, João Pedro Nazaré 
Orientador: Fonseca, Pedro
Keywords: Prática pedagógica; Ensino da educação física; Feedback pedagógico
Issue Date: 2015
Abstract: O Relatório Final de Estágio encontra-se inserido na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico contemplado no plano de estudo do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensino Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico representa o culminar de um ciclo de estudos, visando a aplicação das aprendizagens e conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica, através da lecionação da disciplina de Educação Física. O presente Relatório de Estágio resulta da intervenção pedagógica junto da turma B do oitavo ano de escolaridade, do Colégio Salesiano de Mogofores, no ano letivo 2014/2015 visando a descrição e reflexão das aprendizagens realizadas, provenientes da prática pedagógica. Este relatório encontra-se estruturado em três capítulos fundamentais: i) Contextualização da Prática Desenvolvida; ii) Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica; e iii) Aprofundamento do Tema – Problema. O primeiro remete para a definição das expetativas iniciais face ao Estágio Pedagógico, a caracterização da escola, do grupo disciplinar e da turma onde foi desenvolvido o mesmo e ainda a apresentação do projeto formativo. Por sua vez, a análise reflexiva procura descrever e refletir, de uma forma crítica, sobre as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas, identificando as dificuldades encontradas, assim como, a justificação das estratégias e opções tomadas. Por último, o aprofundamento do tema – problema retrata a comparação do feedback pedagógico entre professores estagiários e professores experientes, no ensino de modalidades individuais e coletivas, na disciplina de Educação Física. The Final Report of Internship is part of the Teaching Practice Curricular Unit foreseen by the study plan for the MSc in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Level, of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.The Teaching Practice is the climax of an academic cycle, aiming at the application of knowledge acquired throughout the academic career, by means of teaching classes of Physical Education. This Report of Internship is the result of pedagogical intervention by class B of the eighth grade of the Colégio Salesiano de Mogofores during the school year of 2014/2015 and it aims to describe and reflect over the knowledge acquired, derived from the pedagogical practice. It is divided into three fundamental chapters: i) The Contextualization of Pedagogical Practice; ii) Reflective Analysis of the Pedagogical Practice; e iii) Development of the Problem-theme. The first chapter aims to define the initial expectations about the Internship, characterize the school, the disciplinary group and the class with which it was performed and also to present the formation plan. In turn, the reflective analysis seeks to describe and reflect, in a critical fashion, over the learning-teaching activities performed, identifying any difficulties encountered as well as the reasoning for any options and strategies applied. Finally, the development of the problem-theme confronts the feedback of interning teachers versus experienced teachers, while teaching individual and collective sports, on classes of Physical Education.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30127
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1415_João_Gonçalves.pdf662.56 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

207
checked on Jun 11, 2024

Download(s)

129
checked on Jun 11, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.