Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29960
Title: Perceção de suporte organizacional, engagement e segurança do doente
Authors: Cruz, Ana Margarida Reis Torgal 
Orientador: Frederico, Manuela
Keywords: Perceção de suporte organizacional; Engagement; Qualidade em saúde; Cultura de segurança do doente
Issue Date: 22-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Cruz, Ana Margarida Reis Torgal da - Perceção de suporte organizacional, engagement e segurança do doente, Coimbra, 2015
Abstract: Este trabalho pretende responder à questão de investigação “Qual a perceção de suporte organizacional que os trabalhadores da instituição têm, e qual a sua relação com o Engagement e com a segurança do doente?” A perceção de suporte organizacional não é mais do que a ideia que os trabalhadores têm sobre a forma como a organização valoriza, ou não, o seu trabalho e como contribui e cuida do seu bem-estar. O Engagement é o nível de energia positiva que os trabalhadores têm em relação à organização, sentindo-se totalmente integrados, motivados, comprometidos e perfeitamente competentes para resolver problemas que possam surgir no seu trabalho. A cultura de segurança do doente é a perceção que os trabalhadores têm sobre o ambiente e as características da organização, que vão condicionar a segurança do doente. A recolha de dados foi feita através de um questionário criado a partir de três questionários já existentes, Escala de Perceção de Suporte Organizacional (Survey of Perceived Organizational Support), Escala de Engagement no Trabalho, (Utrech Work Engagement) e o Questionário para a Avaliação da Cultura de Segurança do Doente em Hospitais (Hospital Survey on Patient Safety Culture). A amostra é constituída por 275 profissionais de saúde de diferentes categorias profissionais existentes na organização. Os dados foram analisados de acordo com os objetivos, tendo-se concluído que existe uma perceção de suporte organizacional, com uma média de 2,54 numa escala de 1 a 5. O “nível” de Engagement e a cultura de segurança do doente apresentam médias de 4,62 numa escala de 0 a 6 e 3,08 numa escala de 1 a 5. Estes resultados mostram que todas as variáveis necessitam de medidas para que possa existir uma melhoria. A relação entre as variáveis é positiva e moderada a forte, o que quer dizer que embora também possam haver outros fatores a influenciá-las, melhorias perceção de suporte organizacional, vão também trazer melhorias no Engagement e na segurança do doente.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Manuela Frederico.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29960
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
capa_ minha dissertação.pdf194.16 kBAdobe PDFView/Open
versão final_dissertação.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.