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Title: A importância do imaginário: propostas didáticas nas aulas de português e de latim
Authors: Ferreira, Susana Raquel Antunes 
Orientador: Mello, Maria Cristina Almeida
Silva, Cláudia Raquel Cravo
Keywords: Imaginário; Leitura; Didática
Issue Date: 10-Sep-2015
Abstract: A empatia que os alunos desenvolvem pelos textos que os fazem redescobrir o mundo feérico, característico da infância, pode ser o início de uma mudança nas práticas de leitura escolares. O presente relatório visa, pois, averiguar se o imaginário, com o seu caráter mágico, favorece o entendimento dos textos. Além de potenciar as capacidades de interpretação e de reflexão dos estudantes, ainda se pretende promover valores como a tolerância, a cidadania e a autonomia de pensamento. A primeira parte deste trabalho compreende uma breve apresentação da realidade socioeducativa da escola onde realizei o estágio curricular e uma reflexão acerca da prática pedagógica supervisionada nas turmas de Português (9.º F) e de Latim (10.º A). De modo a fundamentar teoricamente o estudo que proponho, procedo, na segunda parte, a uma revisão da literatura no domínio do imaginário e da didática da leitura. Esclareço, ainda, o modus operandi das atividades que preparei para cada uma das disciplinas. Finalmente, analiso e discuto os resultados decorrentes das minhas investidas. A taxa de sucesso favorável que obtive confirma que, quando abandonados em territórios irreais, os alunos estabelecem uma relação profícua com o texto.
The empathy that the students develop for the texts is what makes them rediscover the fae world, typical from childhood, could be the beginning of a change in school reading habits. This report aims, on this account, examine if the imaginary, with its magical feature, cooperates in the understanding of the texts. More than potentiate the students’ capacities of interpretation and reflexion, its intended the promotion of values like tolerance, citizenship, and the critical thinking. The first part of this task comprises a brief presentation of the socio-educative reality of the school were this curricular internship was accomplished and a reflexion about the supervised pedagogic practice in Portuguese (9.º F) and Latin (10.º A) classes. To theoretically base the proposed study, I proceed, in the second part, a literary revision of the imaginary domain and the reading didactics. I clarify, still, the modus operandi of the activities I prepared for each one of the subjects. At last, I analyze and discuss the course of the results of my attempts. The favorable success rate I obtained confirms that, when abandoned in unreal territories, the students established a profitable relationship with the text.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, orientado pela Professora Doutora Maria Cristina Almeida Mello e coorientado pela Professora Doutora Cláudia Raquel Cravo Silva, apresentado ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/29867
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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