Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29867
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMello, Maria Cristina Almeida-
dc.contributor.advisorSilva, Cláudia Raquel Cravo-
dc.contributor.authorFerreira, Susana Raquel Antunes-
dc.date.accessioned2015-11-06T20:07:11Z-
dc.date.available2015-11-06T20:07:11Z-
dc.date.issued2015-09-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29867-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, orientado pela Professora Doutora Maria Cristina Almeida Mello e coorientado pela Professora Doutora Cláudia Raquel Cravo Silva, apresentado ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA empatia que os alunos desenvolvem pelos textos que os fazem redescobrir o mundo feérico, característico da infância, pode ser o início de uma mudança nas práticas de leitura escolares. O presente relatório visa, pois, averiguar se o imaginário, com o seu caráter mágico, favorece o entendimento dos textos. Além de potenciar as capacidades de interpretação e de reflexão dos estudantes, ainda se pretende promover valores como a tolerância, a cidadania e a autonomia de pensamento. A primeira parte deste trabalho compreende uma breve apresentação da realidade socioeducativa da escola onde realizei o estágio curricular e uma reflexão acerca da prática pedagógica supervisionada nas turmas de Português (9.º F) e de Latim (10.º A). De modo a fundamentar teoricamente o estudo que proponho, procedo, na segunda parte, a uma revisão da literatura no domínio do imaginário e da didática da leitura. Esclareço, ainda, o modus operandi das atividades que preparei para cada uma das disciplinas. Finalmente, analiso e discuto os resultados decorrentes das minhas investidas. A taxa de sucesso favorável que obtive confirma que, quando abandonados em territórios irreais, os alunos estabelecem uma relação profícua com o texto.por
dc.description.abstractThe empathy that the students develop for the texts is what makes them rediscover the fae world, typical from childhood, could be the beginning of a change in school reading habits. This report aims, on this account, examine if the imaginary, with its magical feature, cooperates in the understanding of the texts. More than potentiate the students’ capacities of interpretation and reflexion, its intended the promotion of values like tolerance, citizenship, and the critical thinking. The first part of this task comprises a brief presentation of the socio-educative reality of the school were this curricular internship was accomplished and a reflexion about the supervised pedagogic practice in Portuguese (9.º F) and Latin (10.º A) classes. To theoretically base the proposed study, I proceed, in the second part, a literary revision of the imaginary domain and the reading didactics. I clarify, still, the modus operandi of the activities I prepared for each one of the subjects. At last, I analyze and discuss the course of the results of my attempts. The favorable success rate I obtained confirms that, when abandoned in unreal territories, the students established a profitable relationship with the text.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectDidáticapor
dc.titleA importância do imaginário: propostas didáticas nas aulas de português e de latimpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201520265-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_A_IMPORTÂNCIA_DO_IMAGINÁRIO.pdf7.09 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

659
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,268
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.