Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29837
Título: Representações do feminino: propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim
Autor: Dias, Sónia Margarida Figueiredo 
Orientador: Arnaut, Ana Paula
Silva, Cláudia Cravo
Palavras-chave: Representações do feminino; propostas didáticas nas aulas de Português e de Latim
Data: 15-Out-2015
Resumo: Inserido no âmbito da prática letiva supervisionada, o presente relatório pretende promover a importância do ser feminino, enquanto representante de diversos papéis sociais, aliada à capacidade de reflexão a partir das matérias objeto de estudo, junto de uma turma de 9.º ano de Português e de uma turma de 10.º ano de Latim. Efetivamente, os documentos oficiais de ambas as disciplinas restringem-se aos domínios de referência e aos textos e obras a serem lecionados, descurando, deste modo, pontos fundamentais para a formação dos alunos para a cidadania. Assim, julgo ser necessário trabalhar a componente cultural dentro do espaço escolar, uma vez que «o conhecimento do aluno em relação à sua própria cultura ou à cultura do outro visa o domínio de uma competência comunicativa» (Santos, 2013: 5). Considero também que a conquista de uma consciência e personalidade próprias, bem como o desenvolvimento de um espírito crítico face ao mundo e a temas atuais é igualmente importante, dado que são eixos fundamentais na formação pessoal de cada indivíduo, assim como nas suas relações interpessoais. A primeira parte do trabalho refere-se à contextualização da prática letiva e nela encontram-se incluídas a descrição do meio socioeducativo da Escola c/ 3º CEB Dr. Bernardino Machado e das turmas observadas, bem como uma reflexão sobre a prática pedagógica. A segunda parte incide sobre o papel da mulher em sociedade e a sua relevância: aqui, são apresentados os fundamentos teóricos e concetuais que suportam a investigação desenvolvida, bem como a didatização, a análise de resultados alcançados e respetivas conclusões. Relativamente aos dados apurados, concluo que houve, de um modo geral, melhorias face ao posicionamento crítico dos alunos acerca deste tema, o que estimula a implementação futura desta proposta didática.
Inserted on the supervised academic practice framework, the existing report intends to promote the importance of being female, while representative of many social roles connected to the capacity of the reflection in the matters of the object of study, next to a Portuguese class of the ninth grade and a Latin class of the tenth grade. Actually, the official documents of both subjects are restricted to the domains and the reference to the texts and writings to be taught, neglected, in this way some fundamental issues to the formation of the students citizenship. Thereby, I think to be necessary to work on the cultural component inside the educational space, once that «the knowledge of the student in relation to his self-culture or to the culture of another aims to the domain of a communicative competence» (Santos, 2013: 5). I also consider that the conquer of a conscience and self-personality, like the development of a critical spirit face to the world and actual themes, is equally important, given that they are fundamental axes in the self-formation of each individual as well as their interpersonal relationships. The first part of the assignment refers to the context of teaching practice and they are included the description of the social educative method of the school c/ 3º CEB Dr. Bernardino Machado and observed classes and also like a reflection of the pedagogical practice. The second half focuses on the woman role in the society and its relevance: here, are submitted the theoretical foundations and conceptual that supports the developed investigation, well like the didactization, the analysis of achieved results and their conclusions. With regard to data collected I conclude that there was a in general improvements over the critical position of the students on this subject which stimulates the future implementation of this didactic proposal.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, orientado pela Professora Doutora Ana Paula Santos Duarte Arnaut e coorientado pela Professora Doutora Cláudia Raquel Cravo Silva, apresentado ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29837
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RE versão definitiva.pdf9.8 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

607
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

628
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.