Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29791
Título: A inovação e o sistema de incentivos para a prosperidade das organizações e dos países
Autor: Regadas, Ana Sofia Caceiro 
Orientador: Torres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha
Carreio, Andreia Melo
Palavras-chave: Inovação; Sistema de incentivos; Projetos de investigação e desenvolvimento; Desempenho das organizações; Desenvolvimento económico
Data: 18-Set-2015
Citação: Regadas, Ana Sofia Caceiro - A inovação e o sistema de incentivos para a prosperidade das organizações e dos países, Coimbra, 2015.
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular realizado na área de Inovação da ISA – Intelligent Sensing Anywhere, S. A., de 9 de fevereiro a 12 de junho de 2015, com vista à obtenção do grau de Mestre em Gestão. No atual contexto de globalização, rápida evolução tecnológica e alta competitividade, a Inovação é um tema cada vez mais importante para a sustentabilidade das organizações e dos países. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo alertar para a importância do investimento em Inovação e verificar se os Sistemas de Incentivos contribuem para o aumento da Inovação e da competitividade das organizações portuguesas. Do estudo realizado, é possível verificar que Portugal ainda está com desempenhos de inovação relativamente baixos comparativamente à média da União Europeia e com significativas assimetrias territoriais, pelo que deverá reforçar a capacidade de inovação das suas organizações e incentivar o investimento em Investigação e Desenvolvimento, principalmente em regiões menos desenvolvidas. O Sistema de Incentivos vem responder eficazmente a estas necessidades, de forma estruturada, para impulsionar a competitividade das organizações e a recuperação económica e crescimento do país. Para as pequenas e médias empresas, como é o caso da ISA, que representam a maioria do tecido empresarial português, o contributo da Inovação é fundamental principalmente em setores de mercado mais restritos e em que se recomenda procurar obter vantagens competitivas através da aposta na flexibilidade interna e capacidade de resposta rápida e atempada às variações de mercado.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Torres e Andreia Melo Carreiro.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29791
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RelatórioFinal_ASR_2ºI.pdf2.63 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

545
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

384
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.