Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/29733
Title: Determinantes da compra de conteúdo jornalístico online : um estudo empírico
Authors: Santos, Joana Filipa Batista dos 
Orientador: Coelho, Filipe
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Santos, Joana Filipa Batista dos - Determinantes da compra de conteúdo jornalístico online : um estudo empírico, Coimbra, 2015
Abstract: Numa altura em que a Internet ganha cada vez mais importância como meio de veicular informação, pondo mesmo em causa a existência dos meios de comunicação tradicionais, nomeadamente a imprensa escrita, torna-se essencial analisar como é que os média tradicionais podem tirar partido do ambiente digital. Avaliar os potenciais fatores que influenciam a disposição dos consumidores portugueses para pagar por conteúdos jornalísticos online constitui o objetivo desta tese. A elaboração desta dissertação de mestrado baseou-se na literatura, nomeadamente sobre a satisfação e lealdade relativamente aos serviços online, no sentido de identificar os determinantes potenciais da predisposição do consumidor a pagar por conteúdos jornalísticos online, bem como na abordagem sobre a satisfação e lealdade relativamente aos serviços online. A literatura analisada levou a que este trabalho considerasse como determinantes das intenções de compra de serviços de jornais online os benefícios esperados (tangívies e intangíveis), a reputação do serviço/instituição, qualidade técnica do website, interatividade do site, customização do website, valor percebido e a qualidade do conteúdo, entre outros. Os resultados, baseados numa amostra de 89 inquiridos, indicam que as intenções de subscrição de um jornal online são, em particular, determinadas pelas variáveis valor percecionado, existência de alternativas gratuitas e qualidade. Este estudo tem potencial para ser uma importante contribuição para a literatura, uma vez que são poucas as investigações existentes que abordam a disponibilidade das pessoas para pagar conteúdos jornalísticos online.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.
URI: http://hdl.handle.net/10316/29733
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
capa_tese_dissertacao (1) (1).pdf242.9 kBAdobe PDFView/Open
Folha_de_rosto (1).pdf130.32 kBAdobe PDFView/Open
Tese_final_joana_santos (1).pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

177
checked on Sep 14, 2020

Download(s)

164
checked on Sep 14, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.