Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29715
Título: Determinantes do cumprimento dos requisitos de divulgação dos ativos biológicos
Autor: Ventura, João André 
Orientador: Pimentel, Liliana Marques
Palavras-chave: Agricultura; Ativos biológicos; Divulgação obrigatória; Cumprimento dos requisitos de divulgação; determinantes da divulgação
Data: 22-Jul-2015
Editora: FEUC
Citação: Ventura, João André - Determinantes do cumprimento dos requisitos de divulgação dos ativos biológicos, Coimbra, 2015.
Resumo: O presente estudo visa avaliar o grau de cumprimento dos requisitos de divulgação dos ativos biológicos, descritos na Norma Contabilística e de Relato Financeiro 17 – Agricultura, assim como, identificar os determinantes que mais influenciam esse cumprimento. Foram recolhidas as demonstrações financeiras e respetivos anexos de empresas de diversos setores, detentoras de ativos biológicos, com relatórios disponíveis na internet e sujeitas à NCRF 17 do Sistema de Normalização Contabilística, referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos foi a análise de conteúdo das demonstrações financeiras e respetivos anexos em relação a uma amostra de nove empresas portuguesas, com valores cotados e não cotados. A junção de dados dos três anos permitiu de forma mais consistente a construção de um índice de divulgação dos ativos biológicos e a respetiva identificação das variáveis independentes com maior consistência. Foram testadas seis hipóteses de associação entre o índice e seis variáveis explicativas, através do uso das análises da estatística descritiva, normalidade, correlação e regressão linear em painel. Os resultados dos testes mostram que a média do índice de divulgação dos Ativos Biológicos é de 44% e não foi possível concluir que com o tempo haja um maior nível de divulgação. O peso dos ativos biológicos e o tipo de auditor são as variáveis que mais influenciam positivamente a divulgação dos ativos biológicos, no entanto, também o endividamento e o setor de atividade, embora com menor poder explicativo, assumem uma significância estatística positiva. A dimensão, ao contrário do que seria expectável, apresenta uma relação negativa estatisticamente significativa.
Descrição: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Liliana Marques Pimentel.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29715
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação Mestrado_João Ventura_2015.pdf27.08 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

551
Visto em 14/mai/2024

Downloads 50

311
Visto em 14/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.