Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29712
Título: Fatores que condicionam a dádiva de sangue : estudo empírico aplicado a estudantes universitários de Coimbra
Autor: Henriques, Tiago Emanuel dos Ramos Marques 
Orientador: Quintal, Carlota
Palavras-chave: Doação de sangue; bem público; Altruísmo; Motivações; Dadores voluntários; Portugal
Data: 10-Jul-2015
Editora: FEUC
Citação: Henriques, Tiago Emanuel dos Ramos Marques - Fatores que condicionam a dádiva de sangue : estudo empírico aplicado a estudantes universitários de Coimbra, Coimbra, 2015
Resumo: Em Portugal, tem-se registado um esforço por parte do IPST e dos hospitais com serviço de sangue de aumentar o número de colheitas. Contudo, há indícios de que as doações são efetuadas cada vez mais por dadores mais velhos e aliado ao dilema do envelhecimento da população pode existir, num futuro próximo, problemas de escassez deste recurso. É assim importante aumentar a dádiva em particular entre os mais jovens. Tendo em conta que se realizam colheitas de sangue nas próprias instituições universitárias, é pertinente estudar este grupo específico da população e verificar se os jovens universitários apresentam sensibilidades e motivações quando confrontados com esta problemática. Posto isto, o objetivo do trabalho passa por identificar obstáculos e motivações para a dádiva de sangue entre os jovens universitários e sugerir políticas e estratégias eficientes que promovam um aumento do stock das reservas de sangue. Para esse efeito, foi construído e aplicado um inquérito por questionário junto de jovens universitários de Coimbra de Março a Maio de 2015. Com recurso a uma regressão logística múltipla, avaliou-se a associação entre diversos fatores e a dádiva. A amostra final inclui 505 inquiridos, dos quais 124 já doaram pelo menos uma vez. A evidência encontrada sugere a existência de uma associação positiva e estatisticamente significativa entre a dádiva e: maior grau académico, pertença a uma organização voluntária, participação nas últimas eleições, prática de uma religião, bom conhecimento dos requisitos de doação e ausência de medo de agulhas.
Descrição: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlota Quintal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29712
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Capa.pdf77.63 kBAdobe PDFVer/Abrir
TP Tiago Henriques - versão final.pdf1.66 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.