Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29701
Título: Impacto da IFRS 3 na divulgação das concentrações [de] atividades empresariais : análise de grupos não financeiros cotados no PSI 20
Autor: González Correia, Marely de la Consolación 
Orientador: Pimentel, Liliana Marques
Palavras-chave: Harmonização contabilística; Adoção das IFRS; Concentração de atividades empresariais; Requisitos de divulgação; Determinantes de divulgação
Data: 22-Jul-2015
Editora: FEUC
Citação: González Correia, Marely de la Consolación - Impacto da IFRS 3 na divulgação das concentrações [de] atividades empresariais : análise de grupos não financeiros cotados no PSI 20, Coimbra, 2015.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar se o grau de cumprimento dos requisitos de divulgação das CAE descritos na IFRS 3 aumentou e, analisar quais são os fatores que mais influenciam o cumprimento das divulgações obrigatórias exigidas pela respetiva norma, através da análise dos relatórios anuais dos grupos não financeiros cotados no PSI 20, disponíveis na internet, para o ano de 2005 e para o de 2013. A metodologia inicialmente utilizada para alcançar os objetivos propostos e responder às questões levantadas foi a análise de conteúdo dos relatórios anuais, de uma amostra de 14 grupos com valores cotados. Os dados recolhidos dos relatórios, em 2005 e 2013, permitiram a construção de índices de divulgação das CAE e a identificação dos fatores explicativos da divulgação. Posteriormente, foi realizada uma análise estatística, onde foram testadas sete hipóteses de associação entre o Índice de Divulgação e as sete variáveis explicativas. Os resultados do primeiro estudo mostram que a divulgação de informação relativamente às CAE aumentou comparando os anos em análise. Já os resultados do segundo estudo permitem concluir que dos setes fatores (variáveis independentes), apenas a Rentabilidade do Capital Próprio, a Liquidez, a Indústria e o Ano têm uma relação positiva com o Índice de Divulgação (variável dependente), embora não sejam estatisticamente significativas.
Descrição: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Liliana Pimentel.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29701
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação_MarelyCorreia.pdf1.82 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.