Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29682
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes de Matos-
dc.contributor.authorStanzani, Guilherme Capistrano dos Santos-
dc.date.accessioned2015-10-08T08:51:24Z-
dc.date.available2015-10-08T08:51:24Z-
dc.date.issued2015-09-10-
dc.identifier.citationStanzani, Guilherme Capistrano dos Santos - Antecedentes e impactos da satisfação : o caso do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasíla, Coimbra, 2015.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29682-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.por
dc.description.abstractA satisfação dos clientes por muito tempo ocupou a posição mais importante dos conceitos do marketing, constituindo assim um objeto de estudo muito abordado por estudiosos das áreas de marketing, gestão e psicologia. Contudo, as mudanças mercadológicas têm forçado as organizações a irem além da satisfação. O marketing relacional tem impulsionado cada vez mais um avanço progressivo destes estudos para a compreensão da lealdade do cliente. A lealdade constitui hoje um dos pilares do marketing relacional. No setor educacional pouca atenção é dada à lealdade e aos sentimentos dos alunos fora do ambiente de prestação destes serviços em relação às instituições e serviços recebidos, sendo colocados como foco principal aspectos como a evasão escolar, muito relacionados com o comportamento dos consumidores em relação à prestação do serviço educacional e pouco sobre seu relacionamento sentimental, de lealdade com a instituição. Este estudo consiste em uma análise da satisfação dos alunos do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB), uma instituição de ensino público e gratuito, pesquisa e extensão localizada no Brasil e que oferece à sociedade diversos cursos em variadas modalidades de ensino. Para além da satisfação, buscou-se estudar os impactos da satisfação na lealdade e no boca-a-boca (word of mouth) enviado. Deste modo, este trabalho tem por objetivo auxiliar a compreensão do relacionamento dos alunos com a instituição e seus comportamentos não apenas durante a realização, mas os antecedentes e consequências do recebimento dos serviços. Para a realização desta investigação, foram utilizadas variáveis já testadas em diversos estudos anteriores e estas foram medidas por meio de um inquérito respondido pelos próprios alunos da instituição investigada. Como consequência obtivemos evidências estatísticas de que as variáveis Qualidade do Serviço, Infraestrutura, Valor Percebido e ambiente educacional impactam diretamente a satisfação dos alunos. Outro resultado obtido no estudo é que a satisfação exerce influência direta na lealdade.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectLealdadepor
dc.subjectBoca-a-bocapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleAntecedentes e impactos da satisfação : o caso do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasílapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201480069-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
DissertaçãoGuilherme.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

465
checked on Jul 23, 2024

Download(s) 50

272
checked on Jul 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.