Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29674
Título: Consumo de moda masculina : contributos para a modernização e internacionalização e Portugal
Autor: Cardoso, Renata Freitas 
Orientador: Fortuna, Carlos
Data: 23-Jul-2015
Editora: FEUC
Citação: Cardoso, Renata Freitas - Consumo de moda masculina : contributos para a modernização e internacionalização e Portugal, Coimbra, 2015.
Resumo: Após a Segunda Guerra Mundial a partir dos anos 50, instaurar-se-ia a sociedade do consumo revolucionando substancialmente os estilos de vida dos indivíduos. Legitimar-se-ia o desejo, a sedução e a busca da felicidade individual através da constante estimulação do indivíduo à criação da sua própria identidade, mediante as inúmeras escolhas colocadas à sua disposição. Em Portugal, a cultura do consumo verificar-se-ia anos mais tarde, devido ao regime ditatorial que o país vivia desde 1926, a ditadura mais longa da Europa que se manteve durante 48 anos. A revolução do 25 Abril decretaria o fim do regime ditatorial Salazarista. Abrir-se-iam as portas para a entrada da democracia em Portugal e, conjuntamente com ela, o consumo, a sedução, o desejo e o fenómeno moda, enquanto representante mor do novo, do efémero e do versátil. A moda é comunicação, criatividade, liberdade e expressividade. A moda é arte. Através da moda, o estilista expressa-se e o consumidor de moda por conseguinte revela-se. Não há espaço para a moda na vigência de um regime opressivo. O fim do regime ditatorial permitiu novas mentalidades em Portugal, novos modos de estar e de ser. Legitima-se a busca da felicidade privada e a criação da própria identidade. A moda masculina portuguesa, tanto a nível de criação como a nível de consumo revelou-se ao longo destes anos. A presente dissertação tem como objetivo a análise da moda masculina portuguesa e o seu consumo, mediante a análise do seu contributo para a modernização e internacionalização de Portugal.
Descrição: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Fortuna.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29674
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissert. Final.pdf2.73 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

619
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

890
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.