Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29673
Title: Desenvolturas empreendedoras na economia criativa : casos em Portugal e no Brasil como potencial ao desenvolvimento de territórios urbanos com carências socieconômicas
Authors: Souza, Israel Alves Jorge de 
Orientador: Ferreira, Sílvia
Keywords: Economia criativa; Empreendedorismo; Desenvolvimento territorial; Favelas; Áreas urbanas degradadas
Issue Date: 29-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Souza, Israel Alves Jorge de - Desenvolturas empreendedoras na economia criativa : casos em Portugal e no Brasil como potencial ao desenvolvimento de territórios urbanos com carências socieconômicas, Coimbra, 2015.
Serial title, monograph or event: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Sílvia Ferreira.
Abstract: A partir do estudo de um empreendimento do setor cultural e artístico de Portugal e outro do Brasil, ambos situados em territórios urbanos com carências socioeconômicas, pretendeu-se identificar a amplitude conceitual e potencial da economia criativa como fator contribuinte para o desenvolvimento de territórios com esse perfil. Supunha-se, nesse sentido, que tal potencial da economia criativa para o desenvolvimento dependeria de uma abordagem “adaptada” de seu conceito e que esse próprio conceito poderia, afinal, ser melhor compreendido mediante a análise dessa “adaptação”. Dados os contextos muito distintos de cada país, não se tratou propriamente de uma análise comparada e sim de um paralelo, buscando-se afinal convergências e divergências entre um empreendimento localizado numa área urbana degradada de Lisboa e outro numa favela do Rio de Janeiro, ambos no contexto de programas públicos associados à economia criativa e voltados ao desenvolvimento territorial. No processo de seleção dos casos se verificou que esses programas, apesar de singulares nessa tentativa de associação entre as dimensões econômica, cultural e social, acabavam por não abarcar empreendimentos com forte viés de negócio. E em paralelo, no âmbito teórico, foram analisadas resistências à integração entre essas dimensões e verificadas as relações entre desenvolvimento territorial, empreendedorismo, inclusão produtiva e progressão social. Foram analisadas também as correlatas intersecções trazidas com as iniciativas de empreendedorismo social e principalmente com o desenvolvimento e com o alargamento do conceito de negócio social. Nesse contexto, o estudo dos casos selecionados (em seus aspectos positivos e negativos) passou a indicar uma amplitude socioeconômica da economia criativa como potencial para o desenvolvimento que foi igualmente verificada no trabalho teórico, num afastamento tanto do viés puramente econômico quanto do viés puramente social e cultural. Evidenciou-se, assim, que na verdade não se tratava de adaptação do conceito à realidade dos territórios urbanos com carências socioeconômicas, e sim de vislumbres de uma nova delimitação da economia criativa. Contextualizando-a em seu desenvolvimento teórico-prático, destacando-se sua relação com as indústrias culturais e associando-a às noções de ciência cultural, elaborou-se afinal uma proposta conceitual vinculada ao conhecimento e focada num resgate da centralidade da cultura, que acaba por se projetar em termos sociais na própria oferta de serviços e produtos relacionados e na agregação de valor social a eles. Em outras palavras, uma transferência analítica de peculiaridades das desenvolturas empreendedoras analisadas à compreensão da economia criativa e de sua relação com o desenvolvimento territorial.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29673
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de mestrado_Israel Alves Jorge de Souza.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

476
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

789
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.