Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29663
Título: A Agência Lusa e as eleições nos países lusófonos
Autor: Mar, Diana 
Orientador: Cunha, Isabel Ferin
Palavras-chave: Jornalismo; Comunicação
Data: 23-Set-2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Agência Lusa e as eleições nos países lusófonos
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O ano de 2015 marcou 20 anos de ciberjornalismo made in Portugal. Aproveitando a efeméride, o presente estudo descreve os diferentes estágios de evolução, as caraterísticas e potencialidades do novo meio, bem como as transformações decorrentes da nova realidade comunicacional. No contexto desta “revolução” definiu-se como principal objetivo da presente investigação aferir o peso da Agência Lusa nos órgãos de comunicação social na Internet e, por contraste, o grau de produção própria dos mesmos. Para o efeito, foi selecionado um período muito particular para a elaboração da análise. Em causa, o mês de outubro de 2014 por reunir três eleições, um momento importante na vida de qualquer nação, em países de língua oficial portuguesa, uma das áreas “vocacionais” da Agência Lusa. Os três casos (São Tomé e Príncipe, Moçambique e Brasil) foram escalpelizados individualmente e, em paralelo, foi realizada em cada um deles uma análise aos despachos da Agência Lusa durante no mesmo período. Por fim, foi exposta uma perspetiva de todo o conjunto, em ambas as frentes, para uma melhor compreensão dos resultados do estudo, na medida em que permitiu colocar em evidência as diferenças observadas entre cada um dos casos e o todo. As principais conclusões apontam para uma elevada dependência da Agência Lusa e, por oposição, para um reduzido nível de produção própria por parte dos órgãos de comunicação social com presença na Internet, longe do patamar do que se consideraria como o ideal. Palavras-chave: Internet, ciberjornalismo, agências de notícias, Agência Lusa
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação e Jornalismo, apresentada ao Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/29663
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

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