Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/29133
Title: | Reabilitar a sabedoria na cidade a partir da rua da Sofia em Coimbra | Authors: | Ferreira, António G. Mota, Luís Pinto, Rooney Figueiredo Trigo, Maiza |
Keywords: | Património; Cultura; Educação | Issue Date: | Jul-2014 | Publisher: | Departamento de Geografia - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | metadata.degois.publication.title: | Congresso Internacional Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Cada lugar é percebido a partir do conhecimento que já se tem ou adquire do lugar. A leitura dos espaços é feita quase que inconscientemente, pois as associações são instantâneas. No entanto, não é raro passarmos ou visitarmos lugares e não conseguirmos interagir com o espaço a partir da significância originalmente atribuída. Com o objetivo de abrigar os colégios da Universidade, quando D. João III a faz retornar à Coimbra, a Rua da Sofia é aberta com imensa importância. Sua imagem e significância foram registradas em sua toponímia de “rua da sabedoria”, pois a rua era percebida pelos objetivos de sua ocupação principal. Da mesma forma, os seus colégios receberam significância pela leitura da importância atribuída à rua. Esses diálogos iconológicos entre o espaço e seus objetivos e a percepção dos usuários ou transeuntes tornaram-na num dos elementos chave de seu desenvolvimento. À medida que há alteração do espaço (suas edificações e objetivos), a leitura do mesmo transforma-se. Por conseguinte, o diálogo entre o indivíduo e o espaço pode promover sua importância (valorização e status) ou não (e consequente abandono social). Essa leitura reflete-se diretamente na maneira como interagimos com o lugar e na maneira como entendemos o diálogo entre a sua significância e a utilidade que lhe atribuímos. Uma simbiose de significâncias e significados atribuídos que reflete a percepção coletiva do espaço, suas edificações e os diálogos interrompidos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/29133 | ISSN: | 978-989-96810-3-3 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Territorios-Comunidades-Educadoras-AtasCongresso.pdf | 907.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.