Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/29045
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dc.contributor.advisorGomes, Rui-
dc.contributor.authorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.date.accessioned2015-07-28T07:42:17Z-
dc.date.available2015-07-28T07:42:17Z-
dc.date.issued2016-11-11-
dc.date.submitted2015-07-28-
dc.identifier.citationCOELHO, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues - O trabalho dos professores : profissionalismo, uso do tempo e controlo no ensino secundário. Coimbra : [s.n.], 2016. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/29045-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/29045-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências do Desporto e Educação Física, na especialidade de Ciências da Educação Física, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractA transição para o regime democrático determinou alterações do modo do Estado intervir sobre a Educação, de os próprios profissionais se verem a si próprios e de se entenderem as finalidades da Educação e dos processos organizativos e pedagógicos que as concretizam. Entre movimentações políticas de descentralização e regulação, e reivindicações de emancipação profissional, a profissão docente foi, recentemente, objeto de alterações potencialmente configuradoras da sua profissionalidade cujos efeitos importa analisar, dada a possibilidade de se verificar uma acentuação do seu controlo em nome do profissionalismo. Para a análise da profissionalidade docente recorremos a uma metodologia mista de estudo de casos múltiplos e incidimos no estudo do uso do tempo de trabalho e das subjetividades mobilizadas pelos professores na interpretação das atuais características e condições de trabalho. Dos dados obtidos destaca-se a confirmação da hipótese de intensificação do trabalho, a sua maior expressividade nos professores que desempenham cargos de gestão intermédia e uma menor presença de tarefas relacionadas com atualização científica e reflexão sobre o trabalho. Ainda assim, a interpretação subjetiva dos inquiridos não é consensual em torno de estas características serem indícios de empobrecimento do seu profissionalismo, e revela que a diferenciação funcional ter correspondido a uma diferenciação na carreira é interpretada de formas diversas, reveladoras de dissensão e pluralidade identitária. Concluímos com as possibilidades de configuração identitária heterónoma em relação a um certo tipo de profissionalismo, e de perspetivação de uma maior influência por parte da gestão das escolas na construção desse profissionalismo.por
dc.description.abstractThe transition to a democratic regime in Portugal has determined changes not only in the state’s intervention in education and how teachers see themselves as professionals, but also in the way educational goals and organizational and pedagogical processes to achieve it are understood. In the midst of political regulatory and decentralization movements and professional claims to emancipation, the teaching profession has recently been subjected to changes that have potentially affected its professionality, with consequences which deserve to be analyzed, in face of a possible control enhancement in the name of professionalism. To analyze the teachers’ professionality, we have used a mixed methodology of multiple case studies, focusing on work time management and on subjectivities used by teachers to interpret existing work characteristics and conditions. The obtained results highlight the confirmation of the hypothesis of work intensification, its´ major expression amongst teachers assigned to middle management tasks and a lower presence of tasks related to scientific update and reflective reasoning. However, the inquired teachers’ subjective interpretation is not totally consensual over whether these traits indicate professionalism impoverishment, and it also reveals identity plurality in correspondence between functional differentiation and career differentiation. We conclude by showing the possible heteronymous identity configuration in behalf of a certain professionalism and by pointing out the wider influence school management may have on professionalism construction.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEscola Secundáriopor
dc.subjectTempo de trabalhopor
dc.subjectProfissionalidadepor
dc.subjectProfissionalismopor
dc.subjectControlopor
dc.subjectTeachers-
dc.subjectSecondary school-
dc.subjectWorktime-
dc.titleO trabalho dos professores: profissionalismo, uso do tempo e controlo no ensino secundáriopor
dc.typedoctoralThesispor
dc.date.embargoEndDate2017-11-11-
dc.date.embargo2017-11-11*
dc.identifier.tid101251297-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências do Desporto e Educação Física-
thesis.degree.grantorUnit0508::Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3793-6369-
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Doutoramento
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