Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29010
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dc.contributor.advisorFialho, Maria do Céu Grácio Zambujo-
dc.contributor.authorAlbarracin, Maria Izabel Cavalcante da Silva-
dc.date.accessioned2015-07-17T18:46:57Z-
dc.date.available2015-07-17T18:46:57Z-
dc.date.issued2015-07-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29010-
dc.description.abstractO mito de Édipo é muito antigo, e também um dos mais revisitados da Antiguidade Clássica. Através do filme Edipo Re, de Pier Paolo Pasolini, ganhou uma nova versão. A proposta deste trabalho foi analisar a representação cinematográfica do mito edípico no filme Edipo Re, de Pier Paolo Pasolini (1967), delimitando a presença da inspiração trágica sofocliana e da teoria psicanalítica freudiana, identificando aspectos particulares a esta versão do mito. Para tanto, discutimos brevemente a problemática em torno da definição de mito e tragédia. Partimos do princípio de que a sistematização de alguns conceitos sobre o termo seria importante como ponto de partida, ainda que não encerrasse a discussão acerca do tema. Ainda, discorremos brevemente sobre a vida de Sófocles, autor de Édipo Rei, e procedemos a uma análise sumária da sua versão dramática para o mito edípico. A seguir, discutimos alguns pontos fundamentais para a análise do filme de Pasolini presentes na teoria psicanalítica de Freud e na teoria estruturalista de Lévi-Strauss. Tendo delimitado nosso objeto de estudo e os aspectos teóricos que serviriam como pilares para a análise do filme, partimos então para a execução da análise a que nos propusemos. Nosso propósito era o de analisar o filme em questão, delimitando a presença da inspiração trágica sofocliana e da teoria psicanalítica freudiana, enquanto identificávamos aspectos particulares a esta versão do mito e que mereciam destaque. Além da clara divisão entre a parcela autobiográfica (prólogo e epílogo) e a parcela onírica, a subdivisão da parcela onírica permitiu a clara identificação da tragédia sofocliana no filme de Pasolini. Através da apropriação pessoal do mito, Pasolini nos abriu uma paisagem de conflitos biográficos e uma dimensão de universalidade através dos conflitos na ação de seu filme.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectÉdipopor
dc.subjectLévi-Strausspor
dc.subjectFreudpor
dc.subjectPasolinipor
dc.subjectCinemapor
dc.titleDe Rei Édipo de Sófocles a Edipo Re de Pier Paolo Pasolini: uma análise da representação cinematográfica do mitopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201519917-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCECH – Center for Classical and Humanistic Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2115-9638-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Estudos Clássicos - Teses de Mestrado
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