Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/28872
Title: | O papel do coordenador de estabelecimento na realidade dos mega-agrupamentos de escolas | Authors: | Henriques, Paulo Sérgio de Jesus | Orientador: | Ferreira, António Gomes | Keywords: | Agrupamento de escolas; Directores de estabelecimentos de ensino | Issue Date: | 27-Feb-2015 | Serial title, monograph or event: | O papel do coordenador de estabelecimento na realidade dos mega-agrupamentos de escolas | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Partindo da nossa experiência na coordenação de um estabelecimento de ensino
com turmas do pré-escolar e do primeiro ciclo, questionámo-nos sobre as exigências e
desafios que são colocados aos coordenadores de estabelecimento das escolas que
foram, anteriormente, sedes de agrupamento e que agora estão inseridas em megaagrupamentos
de escolas – designação habitualmente utilizada para nomear os
“grandes” agrupamentos de escolas resultantes dos processos de agregação entre
escolas e agrupamentos de escolas ocorridos entre 2010 e 2013.
Numa tentativa de responder à questão que nos serviu de mote, realizou-se a
presente investigação que visa compreender «O papel do coordenador de
estabelecimento na realidade dos mega-agrupamentos de escolas». A temática do
estudo foi abordada em três dimensões complementares a partir das quais procurámos
analisar, em cada um dos três mega-agrupamentos de escolas estudados, o coordenador
de estabelecimento e as dinâmicas organizacionais do agrupamento, a relação do
coordenador de estabelecimento com o diretor e a ação do coordenador de
estabelecimento na sua escola.
Utilizámos uma metodologia de investigação qualitativa tendo os dados sido
recolhidos através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas a três coordenadores de
estabelecimento, que exercem as suas funções em escolas anteriormente sedes de
agrupamento, e aos três respetivos diretores desses mega-agrupamentos de escolas.
Posteriormente, os dados foram objeto de análise de conteúdo, realizada com base numa
matriz de análise categorial.
A nossa investigação permite-nos confirmar a elevada exigência posta na
atuação dos docentes que assumem funções de coordenador de estabelecimento em
escolas que anteriormente foram sedes de agrupamento. Constatámos também que são
diversas as estratégias implementadas para dar resposta às questões de organização e
funcionamento dessas escolas e para debelar as dificuldades do dia-a-dia. É ainda
evidente o reconhecimento dos entrevistados relativamente à importância do
coordenador de estabelecimento no sucesso, quer da escola que coordena, quer do
próprio mega-agrupamento de escolas de que faz parte. Considering our experience in coordinating an educational establishment with kindergarden and primary school classes, we questioned ourselves about the demandings and chalanges imposed to those who coordinate such establishments, which were previously, grouping headquarters and later integrated in "Mega Grouping Schools" – Expression usually used to nominate the huge school clusters resulting from the integration school processes that took place from 2010 until 2013. In order to answer the question that led us to this work, this investigation was accomplished and its main goal is to know more about "The School Establishment Coordinator role in Mega Grouping Schools reality". The theme of this study was held in three complementary dimensions and based on those dimensions we aimed to analyse, in each of the three Mega Grouping Schools, the establishment coordinator and the grouping organizational dynamics, the relationship between the School Establishment Coordinator with the School Grouping Director and the School Establishment Coordinator role in his own school. We used a qualitative investigation methodology in which all the data were collected through the implementation of semi-structured interviews to three School Establishment Coordinators, who work in schools which were previously Grouping Headquarters, and also to the three corresponding Mega Grouping School Directors. Later on, all the data were analysed, based on a categorical analysis pattern. Our investigation allow us to confirm how demanding is the teachers role who assume the School Establishment Coordinator responsibility of schools which were previously Grouping Headquarters. We also realized that there are several strategies implemented to solve the organizational and functional daily issues. It is also clear that the interviewed recognize how important is the School Establisment Coordinator role in the School Establishment success and also in the Mega Grouping Schools success where he belongs. |
Description: | Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/28872 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Paulo Henriques 2015.pdf | 2.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
1,583
checked on Oct 15, 2024
Download(s) 50
546
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.