Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28522
Title: Perceções éticas dos TOC : uma análise dos fatores que podem influenciar as suas decisões
Authors: Laranjeiro, Susana Sá Pereira 
Orientador: Rodrigues, Ana Maria Gomes
Keywords: TOC; Perceção ética; Intenção de agir; Processo de tomada de decisões
Issue Date: 12-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Laranjeiro, Susana Sá Pereira - Perceções éticas dos TOC : uma análise dos fatores que podem influenciar as suas decisões, Coimbra, 2015
Abstract: A conduta ética dos indivíduos tem-se evidenciado terreno fértil nos discursos das mais variadas áreas da atividade humana, tendo essas exposições vindo a materializar-se num número crescente de publicações académicas/científicas. O objetivo da presente dissertação foi averiguar a existência ou não de relação entre fatores individuais – género, idade e experiência de trabalho – e situacionais – pares (colegas e superiores hierárquicos) e código de ética – com o processo de tomada de decisões éticas por parte dos TOC. Para enquadrar teoricamente o trabalho empírico, o estudo explora os conceitos teóricos associados à ética e à socialização do indivíduo. O estudo empírico foi realizado através de um questionário distribuído aos TOC nas Reuniões Livres (nas cidades de Aveiro, Coimbra, Covilhã, Leiria e Viseu). A análise do questionário foi feita com recurso ao SPSS, através de testes paramétricos (género, idade, experiência de trabalho e código de ética) e não paramétricos (pares). As conclusões retiradas deste estudo mostram que não há evidências de que os fatores analisados influenciem o processo de tomada de decisões, nomeadamente a perceção ética e a intenção de agir eticamente.
Description: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Ana Maria Gomes Rodrigues.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28522
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Finalíssima.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open
Capa.pdf197.41 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

689
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

406
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.