Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28522
Título: Perceções éticas dos TOC : uma análise dos fatores que podem influenciar as suas decisões
Autor: Laranjeiro, Susana Sá Pereira 
Orientador: Rodrigues, Ana Maria Gomes
Palavras-chave: TOC; Perceção ética; Intenção de agir; Processo de tomada de decisões
Data: 12-Fev-2015
Editora: FEUC
Citação: Laranjeiro, Susana Sá Pereira - Perceções éticas dos TOC : uma análise dos fatores que podem influenciar as suas decisões, Coimbra, 2015
Resumo: A conduta ética dos indivíduos tem-se evidenciado terreno fértil nos discursos das mais variadas áreas da atividade humana, tendo essas exposições vindo a materializar-se num número crescente de publicações académicas/científicas. O objetivo da presente dissertação foi averiguar a existência ou não de relação entre fatores individuais – género, idade e experiência de trabalho – e situacionais – pares (colegas e superiores hierárquicos) e código de ética – com o processo de tomada de decisões éticas por parte dos TOC. Para enquadrar teoricamente o trabalho empírico, o estudo explora os conceitos teóricos associados à ética e à socialização do indivíduo. O estudo empírico foi realizado através de um questionário distribuído aos TOC nas Reuniões Livres (nas cidades de Aveiro, Coimbra, Covilhã, Leiria e Viseu). A análise do questionário foi feita com recurso ao SPSS, através de testes paramétricos (género, idade, experiência de trabalho e código de ética) e não paramétricos (pares). As conclusões retiradas deste estudo mostram que não há evidências de que os fatores analisados influenciem o processo de tomada de decisões, nomeadamente a perceção ética e a intenção de agir eticamente.
Descrição: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Ana Maria Gomes Rodrigues.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28522
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação Finalíssima.pdf1.04 MBAdobe PDFVer/Abrir
Capa.pdf197.41 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

688
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

401
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.