Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28510
Título: Guerras cambiais : passado, presente e futuro
Autor: Martins, Ana Rita Leitão Dias Cerveira 
Orientador: Duarte, António Portugal
Palavras-chave: Desalinhamentos; Estacionaridade; Guerras cambiais; Paridade do poder de compra; Raiz unitária e taxa de câmbio real de equilíbrio
Data: 11-Fev-2015
Editora: FEUC
Citação: Martins, Ana Rita Leitão Dias Cerveira - Guerras cambiais : passado, presente e futuro, Coimbra, 2015
Resumo: Nos últimos anos, alguns países, principalmente da Ásia e da Europa, têm vindo a manipular a sua taxa de câmbio, mantendo-a abaixo do seu valor de equilíbrio, em resultado de sucessivas desvalorizações. Esse fenómeno foi denominado por Guerras Cambiais. Quando se discute este fenómeno, a análise centra-se necessariamente na economia Chinesa. Durante muitos anos a China manteve a sua moeda altamente subavaliada com o propósito de expandir as suas exportações e assim garantir o crescimento duradouro, ao mesmo tempo que afirmava uma (cada vez maior) hegemonia económica mundial. A política cambial adotada pela China teve impacto negativo noutros países, existindo um vasto leque de países que, por seu turno, apresentam taxas de câmbio altamente sobreavaliadas. Através da teoria da Paridade do Poder de Compra, procurou-se a estudar a relação de longo prazo dessas moedas (que apresentam desalinhamentos) face ao Renminbi, desde 1986 até 2014. Para o efeito foram realizados testes de raiz unitária e de estacionaridade ao comportamento das séries para analisar as suas características de estacionaridade. Concluiu-se na generalidade dos casos pela presença de desalinhamentos. Os resultados obtidos apontam para uma tendência de apreciação do Renminbi ao longo do período em análise. Contudo, numa análise mais fina, por subperíodos, conclui-se pelo esbatimento destes desalinhamentos desde 2008. A terminar o trabalho apresentam-se ainda algumas propostas de reforma do sistema monetário internacional, de modo a minimizar as consequências negativas de uma eventual guerra cambial na economia global.
Descrição: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de António Portugal Duarte.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28510
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Trabalho de projeto _ Ana Rita Cerveira Martins.pdf1.08 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

588
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

473
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.