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Título: Regulação das emoções e padrões adaptativos de aprendizagem em adolescentes angolanos
Autor: Serafim, Leonel Hamilton Alberto 
Orientador: Machado, Teresa Sousa
Palavras-chave: Regulação emocial; Padrões adaptativos de aprendizagem
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Regulação das emoções e padrões adaptativos de aprendizagem em adolescentes angolanos
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Esta dissertação tem como tema a Regulação das emoções e padrões adaptativos de aprendizagem em adolescentes angolanos. As estratégias de regular positivamente as emoções são indicadores de uma boa adaptação do sujeito a diferentes contextos e de sucesso principalmente no campo do ensino/aprendizagem. Neste estudo tivemos como objetivo o estudo exploratório de análise das características psicométricas do ERICA Emotion Regulation Index for Children and Adolescents, (versão portuguesa de Machado & Reverendo, 2012). Foi feita uma exploração das relações entre regulação das emoções e os padrões adaptativos de aprendizagem, reportados por adolescentes angolanos. A amostra selecionada por método não probabilístico por conveniência é composta por 160 adolescentes (50% raparigas e 50% rapazes), entre os 12 e 15 anos (média de idades 13.5, DP =1.07) de escolas públicas e privadas da cidade do Lubango. Considerando globalmente o estudo os resultado revela para a necessidade de se continuarem estudos exploratórios de adaptação e validade do instrumento de regulação emocional para adolescentes angolanos.
This dissertation is entitled Emotion Regulation and Patterns of Adaptive Learning in Angolan Adolescents. The strategies to regulate emotions positively are good indicators of a person’s adaptation to different contexts as well as of success mainly in the teaching/learning field.. The objective of the study was to explore the analysis of psychometric characteristics of ERICA, Emotion Regulation Index for Children and Adolescents, (Portuguese edition of Machado & Reverendo, 2012). To achieve this target, it was carried out an exploration of the relationships between emotion regulation and adaptive learning patterns reported by Angolan adolescents. The sample was selected through the use of a non-probabilistic method and it was composed of 160 adolescents (50% girls and 50% boys) aged between 12 and 15 years old (average of 13.5, DP=1.07) of public and private schools of Lubango city. Considering the overall study, the results revealed the need to continue exploratory studies of adaptation as well of the validity of the questionnaire on emotion regulation to Angolan adolescents.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Sistémica, Saúde e Família), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28418
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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