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Título: O exame da inteligência numa amostra de adolescentes institucionalizados com comportamento anti-social: estudos com duas versões das Escalas de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC e WISC-III)
Autor: Matoso, Joana Mafalda da Silva Costa da Silva 
Orientador: Simões, Mário Manuel Rodrigues
Palavras-chave: Delinquência juvenil; Avaliação da inteligência
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: O exame da inteligência numa amostra de adolescentes institucionalizados com comportamento anti-social: estudos com duas versões das Escalas de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC e WISC-III)
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente dissertação examina a relação entre as versões portuguesas das Escalas de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III e da WISC) que foram administradas, de forma contra-balanceada no que respeita à ordem de apresentação, a uma amostra de 41 adolescentes delinquentes institucionalizados, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos. As pontuações QIEC obtidas na WISC-III são, em média, aproximadamente, 19 pontos inferiores às alcançadas na WISC. Os resultados no QIV e no QIR na WISC-III estão situados, respectivamente, 10 e 22 pontos abaixo dos resultados no QIV e no QIR da WISC. As implicações destes resultados são discutidas no âmbito das relações empíricas entre a WISC-III e a WISC bem como no contexto da investigação das relações entre inteligência e delinquência ou comportamento anti-social. Num segundo estudo procede-se a uma caracterização e análise interpretativa mais exaustiva dos resultados na WISC-III. Este estudo revela que os sujeitos delinquentes obtêm pontuação inferior à pontuação normativa para a população geral em cerca de dois desvios-padrão, no que concerne aos QIV, QIR e QIEC, resultados que vão ao encontro dos resultados obtidos na investigação internacional publicada. Os subtestes de Vocabulário e Cubos são as melhores medidas individuais de avaliação da inteligência neste grupo de delinquentes institucionalizados.
This dissertation examines the relation between the Portuguese versions of the Wechsler Intelligence Scales for Children (WISC and WISC – III), which were administered in a counterbalanced design, regarding the presentation order, to a sample of 41 institutionalized delinquent adolescents, with ages between 13 and 16 years old. The FSIQ scores obtained in WISC – III are, in average, approximately, 19 points lower than the scores obtained in WISC. The results verified in VIQ and PIQ in WISC – III are situated, respectively, 10 and 22 points lower than the results of VIQ and PIQ in WISC. The implications of these results are discussed in the scope of the empirical relations between WISC and WISC – III, as in the context of the investigation of the relations between intelligence and anti-social behavior. In a second study we present a more thorough characterization and interpretative analysis of the results in the WISC-III. This second study results shows that offenders get scores below the standard for the general population in about two standard-deviations, in respect to VIQ, PIQ and FSIQ, results that are consistent with those obtained in published international research. The Vocabulary and Block Design subtests are the best measures of the individual intelligence in this group of institutionalized delinquents.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicologia Forense), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28396
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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