Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28364
Título: A alienação escolar como fator preditor dos problemas de comportamento em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade
Autor: Pereira, Ana Sofia Gomes 
Orientador: Lima, Luísa Isabel Gomes Freire Nobre
Palavras-chave: Alienação; Problemas de comportamento, adolescente
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: A alienação escolar como fator preditor dos problemas de comportamento em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Ao constructo de alienação está associado a falta de um sentimento de pertença, uma separação de quatro mundos: a família, os amigos, o trabalho e a escola (Bronfrenbrenner, 1986). A presente investigação procura perceber as características e expressões desta condição em contexto escolar, assumindo como objetivo principal o estudo da relação entre a alienação escolar e os problemas de comportamento, bem como a existência de um valor preditivo da alienação face a estes mesmos problemas. Para tal, recolheu-se uma amostra de 410 sujeitos (56.6% do sexo feminino e 43.4% do sexo masculino), entre os 10 e os 15 anos (M= 12.88; DP=1.44). O instrumento eleito para avaliar as dimensões da alienação face à escola foi a Escala de Alienação Escolar (EAE), e para a avaliação dos problemas de comportamento, de cariz externalizante e internalizante, utilizou-se o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por), um instrumento de autorrelato que visa analisar a forma como o adolescente perceciona o seu comportamento. Os resultados obtidos sugeriram, uma associação entre a alienação escolar e os problemas de comportamento, particularmente com os de tipo externalizante. As variáveis sociodemográficas que mais parecem predizer esta relação são o sexo, com os rapazes a apresentar pontuações mais elevadas; a idade, com os adolescentes mais velhos (13-15 anos) a mostrarem-se mais propensos; e o nível socioeconómico, com adolescentes oriundos de um nível socioeconómico baixo e cujos pais se encontram desempregados a obter scores mais altos. Deixa-se em aberto para estudos futuros uma compreensão mais profunda da relação entre a alienação escolar e os problemas de cariz internalizante, visto que não se registaram associações estatisticamente significativas. Também o papel do comportamento pró-social enquanto variável protetora na expressão do problema levanta questões a explorar.
The alienation construct is associated to a lack of belonging, a four world’s separation: family, friends, work and school (Bronfrenbrenner, 1986). This investigation aims to understand the characteristics and expressions of this condition in school context, assuming as main goal the study of the relation between school alienation and behavioral problems, as well as the existence of an alienation’s predictive value towards them. For that purpose, a sample of 410 subjects (56.6% female subjects and 43.4% male subjects), between ages 10 and 15 (M=12.88; SD=1.44). The selected instrument to evaluate alienation dimensions towards school was the School Alienation Scale (EAE). To evaluate externalizing and internalizing behavioral problems, the Strengths & Difficulties Questionnaire (SDQ) was used, a self-report instrument to analyse how the adolescent perceives his/her behavior. The obtained results do suggest an association between school alienation and behavioral problems, specially with the externalizing type. The sociodemographic variables which seems to better predict this relation are sex, with boys presenting higher scores; age, with the oldest teens (13-15 years) obtaining higher scores; and sociodemography, with adolescents coming from a low socioeconomic status and which parents are currently unemployed, obtaining higher scores. Future studies must attend in a deeper compreension of the relation between school alienation and externalizing behavioral problems, considering the inexistence of significative statistical associations. The role of prossocial behavior as a protective variable in the problem’s expression also brings questions to explore in future works.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28364
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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