Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28212
Title: A relação entre o Burnout e as memórias práticas educativas parentais de trabalhadores das equipas educativas de instituições de acolhimento de crianças e jovens em perigo
Authors: Anciães, Jéssica Valado 
Orientador: Lima, Luísa Isabel Gomes Freire Nobre
Keywords: Burnout; Práticas educativas
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: A relação entre o Burnout e as memórias práticas educativas parentais de trabalhadores das equipas educativas de instituições de acolhimento de crianças e jovens em perigo
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O Burnout é uma das doenças que parece afetar, principalmente, os profissionais que desempenham funções de cuidados aos outros. Estando as memórias das práticas educativas parentais associadas ao ajustamento psicológico do indivíduo, foi objetivo principal desta investigação estudar o Burnout em trabalhadores de instituições de acolhimento a crianças e jovens em risco e perceber se existe relação deste fenómeno com as memórias que estes trabalhadores possuem sobre as práticas educativas dos seus próprios pais. A amostra foi recolhida junto de funcionários das Equipas Educativas de Centros de Acolhimento Temporário e Lares de Infância e Juventude, com idades compreendidas entre os 22 e os 64 anos, e que são maioritariamente mulheres (87,1 %), Para avaliar o Burnout foi utilizado o Maslach Burnout Inventory – Human Survey Services, (Maslach & Jackson, 1981, versão portuguesa Maroco & Campos, 2013) e as Memórias das Práticas Educativas Parentais foram avaliadas com recurso ao EMBU – Memórias da Infância (C. Perris, L. Jacobson, H. Lindstorm, L. Von Knorring, H. Perris, 1980, versão portuguesa Canavarro, 1999). Os resultados sugerem que o Burnout não está presente nos trabalhadores das equipas educativas; Por sua vez as correlações obtidas entre o MBI-HSS e o EMBU sugerem que a perceção de rejeição por parte da mãe se encontra positivamente associada à exaustão emocional. Também o suporte emocional prestado pelo pai está positivamente associado à realização pessoal do trabalhador. As conclusões apontam para a importância de se prosseguir com a investigação que se dedica à saúde no trabalho dos funcionários de instituições de acolhimento de crianças e jovens em perigo.
Burnout is a disease that seems to affect, mainly, the professionals who perform duties of care to others. Being the memories of parenting practices associated with the psychological adjustment of the individual, the primary purpose in this investigation was to study the Burnout among workers in host institutions for children and youth at risk and understand whether there is a relationship of this phenomenon with the memories that these workers have on educational practices of their own parents. The sample was collected from employees Educational Teams from Shelters and Temporary Homes for Children and Youth, aged between 22 and 64 years, and who are mostly women (87.1%). To evaluate the Burnout has been used the Maslach Burnout Inventory-HumanSurveyServices (Maslach & Jackson, 1981 portuguese version Maroco & Campos, 2013) and the Memories of Parenting Practices were evaluated using the EMBU- Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (C. Perris, L. Jacobson, H. Lindstorm, L. von Knorring, H. Perris, 1980, portuguese version Canavarro, 1999). The results suggest that burnout is not present in employees of educational teams; In turn the correlations obtained between the MBI-HSS and the EMBU suggest that the perception of rejection by the mother is positively associated with emotional exhaustion. Also the emotional support provided by the father is positively associated with the worker’s personal accomplishment. The conclusions point to the importance of continuing with research dedicated to health at work of employees of Host Institutions of children and youth in danger.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28212
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Jéssica Anciães.pdf961.56 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

564
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

345
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.