Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/28140
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária D. Duarte, junto do 3º PSI, do 3º ANIM e colaborando com o 10º C, no ano lectivo 2013-2014
Authors: Oliveira, Filipe Santos Costa 
Orientador: Nobre, Paulo
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Oliveira, F. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária D.Duarte, junto do 3ºPSI, do 3ºANIM e colaborando com o 10ºC, no ano lectivo 2013/2014. Relatório de Estágio Pedagógico. Faculdade de Ciências do Desporto Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: No segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra, está previsto no plano de estudos a realização de um Estágio Pedagógico, o qual consiste num período de formação profissional onde o estagiário irá desenvolver as suas competências como docente, aplicando na prática os conhecimentos da sua formação académica neste ramo. O nosso Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária D. Duarte, Coimbra, inicialmente junto da turma do terceiro ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (3ºPSI), durante a Unidade Didáctica de Ténis junto da turma do décimo ano do Curso de Humanidades (10ºC), e ainda como professor de Expressão Corporal junto da turma do terceiro ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural (3ºANIM). Este Estágio Pedagógico permitiu-nos ter uma vivência próxima à prática profissional de docente de Educação Física, complementando a nossa formação nesta área, promovendo a aquisição de novos saberes, práticos e mais específicos, que não podem ser adquiridos sem se passar pelo contacto directo com a comunidade escolar, com as turmas, os professores e os colegas de Estágio. Neste relatório apresentamos o balanço das actividades realizadas no Estágio Pedagógico, descrevemos e reflectimos sobre as várias situações pelas quais passámos e sobre os resultados das aprendizagens realizadas. O relatório irá ser desenvolvido em três partes, em que a primeira será essencialmente descritiva do contexto pedagógico em que o Estágio foi desenvolvido; a segunda consistirá numa reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas realizadas; e, por fim, na terceira apresenta-se o aprofundamento do tema/problema seleccionado “A Demostração - Preferências dos alunos nas aulas de Educação Física relativas ao tipo de Demostração”, no qual se concluiu existir coincidência entre as opções do professor e as preferências manifestadas pelos alunos. Palavras-Chave: Estágio Pedagógico. Planeamento. Realização. Reflexão. Exercícios. Professor. Alunos. Processo ensino-aprendizagem. Intervenção Pedagógica. Demonstração. VII ABSTRACT In the second year of the Master’s Degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary Education in Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física, in the University of Coimbra, is planned in the syllabus the realization of a teaching practice, which consists in a period of vocational training where the internal teacher will develop competences as a teaching position applying the knowledge of the academic training. Our teaching practice occurred in Secondary School “Escola Secundária D.Duarte”, Coimbra, initially with the third year class of “Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos” (3ºPSI), with a class of the tenth grande of “Curso de Humanidades” (10ºC) as a Physical Education teacher, and still as a teacher of “Expressão Corporal” of the third year class of “Curso Profissional de Animador Sociocultural”. This teaching practice allowed us to have a close experience of a teaching position of Physical Education, completing our training in this area, promoting the acquisition of new knowledge, practical and more specific, that could not be acquired without experiencing direct contact with the schools community, with the classes, the teachers and the teaching practice colleagues. In this report we present the balance of the activities done in the teaching practice, we describe and reflect about the various situations that happened and about the results of studies undertaken. The report will be developed in three parts, where the first will be essentially descriptive of the educational context in which the teaching practice was developed; the second will consist of a critical reflection on the teaching practice carried out; and the third shows the deepening of the topic/issue selected “The Demonstration – Preferences of students in Physical Education classes regarding the type of demonstration” which concludes the existence of coincidences between the choices of the teacher and the preferences expressed by the students.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/28140
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Est1314_Filipe_Oliveira.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

200
checked on Sep 14, 2020

Download(s) 50

258
checked on Sep 14, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.