Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28043
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no colégio de São Martinho junto da turma do 9º B no ano letivo 2013-2014
Authors: Paulino, Carla Filipa Leitão Coelho 
Orientador: Abreu, Antero
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Paulino,C. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Colégio São Martinho junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013/2014. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
Abstract: Este documento representa o culminar do estágio pedagógico realizado ao longo do ano letivo 2013/2014 no Colégio de São Martinho, em Fala. Apresenta uma reflexão sobre a intervenção pedagógica realizada em contexto escolar numa turma do 9.º ano de escolaridade. O seu propósito é descrever e analisar as ações realizadas no estágio, nomeadamente o processo de ensino-aprendizagem, tomadas de decisões, aprendizagens concebidas e experiências vividas. Este documento está dividido em três grandes temas: no primeiro é descrita a contextualização da prática desenvolvida, sendo apresentadas as expectativas iniciais, o plano de formação individual e a caracterização das condições de realização; no segundo apresenta uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica ao nível do planeamento, da realização, da avaliação, da atitude ético-profissional, das aprendizagens e dificuldades sentidas, do impacto do estágio na realidade do contexto escolar, da prática pedagógica supervisionada e da experiência pessoal e profissional; e o terceiro, e último, o tema/problema desenvolvido ao longo do estágio, que apresenta um estudo concebido no 2.º período de aulas sobre os estilos de ensino aplicados a uma turma de 3.º ciclo. This paper represents the culmination of a teaching practice realized throughout lhe academic year of 2013/2014 in São Martinho’s college, in Fala. Presents a reflexion on a pedagogical approach performed in lhe educational context in a class of nine years of schooling. Its aim is to analyze and describe the activities performed in this stage, particularly the teaching learning process, decision making, designer learning and living experiencies. This paper is divided in three broad Themes: in the first theme is described the practice developed, where are presented the inicial expectations, the individual training plan and characterized the terms for its implementation; in the second theme is performed a reflective analysis on the pedagogical practice at the level of planning, achievement, evaluation, professional-ethical behavior, the learning difficulties, the impact of the stage in the reality of educational context, the pedagogical practice supervised and personal and professional experience; third and last one is discussed the question theme where is carried out a study about the diferent teaching styles throughout lhe second period of classes in a third class stage.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28043
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1314_Carla_Paulino.pdf3.41 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

209
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

593
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.