Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28021
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano lectivo 2013-2014 : [evolução da força nas aulas de educação física durante o 2º período]
Authors: Martins, Pedro Miguel Almeida 
Orientador: Fachada, Miguel
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Martins, P. M. A. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido no Agrupamento de Escolas da Lousã Junto da Turma do 9ºB no Ano Lectivo 2013/14 - Evolução da força nas aulas de educação física ao longo do 2º período. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O MEEFEBS promove um aprofundamento dos conhecimentos científicos na área da Educação Física, possibilitando uma preparação especializada para a aplicação de saberes de âmbito alargado e multi-disciplinar de intervenção profissional. O presente Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na turma do 9ºB do Agrupamento de escolas da Lousã, durante o ano letivo 2013/14, pretendendo assim englobar toda a descrição e reflexão sobre as actividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante o estágio. O Estágio Pedagógico constituiu a componente prática da aplicação dos saberes adquiridos durante a formação inicial através do envolvimento nas actividades lectivas, permitindo uma aquisição de saberes relacionados com o como ensinar e como agir profissionalmente aliados a uma consciencialização das acções didácticas e pedagógicas no sentido de criar condições para a construção de conhecimento pedagógico de conteúdo. Um longo caminho foi construído com coerência e cumplicidade, com partilha e reflexão, delegando ao aluno autonomia, responsabilidade, iniciativa, capacidade de cooperação e entre-ajuda, capacidade de decidir, vontade de aprender e de praticar. Entre a teoria e a prática só pode haver uma transição pedagógica, transição essa que só é possível com a exercitação do cargo de docente e com uma aplicação crítica sobre o contexto real da prática pedagógica, utilizando os meios mais eficazes para o desenvolvimento de aprendizagens significativas dada a especificidade da realidade imposta. Na parte final do relatório será desenvolvido a temática: “Evolução da Força nas Aulas de Educação Física ao Longo do 2º Período”. Em suma, considero que as exigências desta UC-Estágio Pedagógico, contribuíram para a minha formação “ser professor” aglutinador das vertentes pessoais, profissionais, sociais e éticas, num compromisso com a construção e uso do conhecimento científico no desenvolvimento do ensino e aprendizagem. The Master in Teaching Physical Education of Primary and Secondary Education promotes a deepening of scientific knowledge in the area of Physical Education, enabling a specialized preparation for the implementation of broad scope of knowledge and multi-disciplinary professional intervention. This practicum report is the culmination of a stage of training developed under the Teacher Training held in the class of 9th B Grouping Lousã schools during the school year 2013/14, intending thereby accommodate the entire description and reflection on activities and learning acquired during the practicum. The practicum formed the practical component of the application of knowledge acquired during initial training through involvement in school activities, allowing acquisition of knowledge related to how to teach and how to act professionally combined with an awareness of the didactic and pedagogical actions to create conditions for the construction of educational content knowledge.A long road was built with consistency and complicity with sharing and reflection, delegating to student autonomy, responsibility, initiative, capacity for cooperation and mutual aid, ability to decide, willingness to learn and to practice. Between theory and practice can only be a pedagogical transition, this transition is only possible with the drilling of the faculty position and a critical application on the real context of teaching practice, using the most effective means for developing meaningful learning given the specificity of reality imposed.In the final part of the report will be developed the theme: "Development of Strength in Physical Education Lessons Along the 2nd Period." In short, I consider that the requirements of this Course - Teacher Training contributed to my education "being a teacher" unifying the strands personal, professional, social and ethical, a commitment to the construction and use of scientific knowledge in the development of teaching and learning.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28021
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1314_Pedro_Martins.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

227
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 20

733
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.