Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - agrupamento junto da turma do 9º D no ano letivo 2013-2014 : perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina
Authors: Campos, Ismael Amauri Oliveira 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Campos, I. (2014). Relatório Final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária da Lousã – Agrupamento de Escolas da Lousã, junto da turma do 9.º D no ano letivo de 2013/2014: Perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básicos e Secundários, visa o aprofundamento dos conhecimentos científicos nas ciências básicas da actividade física, desenvolvendo-os no contexto de uma formação educacional especializada, na didáctica específica da Educação Física e na gestão escolar, aplicando-os em situações de exercício profissional não familiares em que as capacidades de auto-aprendizagem e de resolução de problemas se articulem com competências aprofundadas de pesquisa educacional. O estágio pedagógico, para além da experiência, proporciona conhecimentos científicos e pedagógicos, necessários para os futuros docentes de educação física, possibilita ao docente estagiário ter contato com as diferentes dimensões da formação e pôr em prática tudo o que aprendeu e experienciar a realidade profissional. Este documento é um relatório final do estágio pedagógico, foi elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico, que se insere no 3º e 4º semestre, do 2.º ano, do Plano de Estudos do Mestrado da Educação Física no Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O relatório de estágio possui três partes diferentes, em primeiro segue-se a contextualização das práticas desenvolvidas durante o estágio pedagógico, refere-se aos dados necessários e ao suporte da reflexão sobre a prática, onde se evidenciam os aspectos mais importantes ligados ao Planeamento, Realização e Avaliação, inclui também as expectativas iniciais do estagiário, os elementos relativos às condições locais e da relação educativa. De seguida, é feita a análise reflexiva sobre a prática pedagógica, é uma análise sobre a prática desenvolvida com uma reflexão sustentada sobre aspectos críticos da intervenção pedagógica e o percurso global no estágio, orientada para o desenvolvimento profissional, onde são abordados aspetos como as dificuldades superadas e estratégias de superação, as dificuldades sentidas, as aprendizagens realizadas, o compromisso com as aprendizagens dos alunos, a inovação de práticas pedagógicas e as conclusões. Por fim, é abordado o tema/problema escolhido, “A perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina”, é feita a a sua análise e descrita a sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/28018
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1314_Ismael_Campos.pdf492.22 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.