Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : caraterização da prática docente do professor estagiário
Authors: Barardo, Solange Santos 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Barardo, S. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da Turma do 9.º B no ano letivo 2013/2014. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: A prática pedagógica educativa exige aos novos professores uma adaptação dos seus conhecimentos à realidade escolar que confrontam, mais complexa e com inúmeras variáveis que condicionam a condução do processo educativo. Neste sentido, o estágio pedagógico surge como o colmatar de um ciclo de estudos, que visa proporcionar aos seus alunos a transferência dos conhecimentos teóricos para a prática educativa, adequada ao contexto onde se inserem. Esta prática pode ser dividida em várias dimensões, onde cada uma delas exige dos professores estagiários um trabalho crítico e reflexivo. Como resultado da nossa prática docente, este relatório de estágio surge para descrever as aprendizagens realizadas, provenientes da experiência pedagógica com a turma B do 9.ºano, na Escola Básica 2.º e 3.º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia, no ano letivo de 2013/2014. O seu intuito surge na necessidade de interpretação e reflexão de todas as atividades pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo. Inicialmente foi realizada a contextualização escolar da prática pedagógica desenvolvida, onde foram analisadas as características da escola, do grupo disciplinar e da turma onde foi realizado o estágio pedagógico, adequando o processo pedagógico às mesmas. Seguidamente foi realizada a descrição das atividades desenvolvidas, com a respetiva análise e justificação as decisões tomadas nas várias dimensões pedagógicas. No final deste relatório foi realizado o aprofundamento do tema selecionado, relativamente à caraterização pedagógica da prática docente do professor estagiário. The educational pedagogical practice requires new teachers to adapt their knowledge to the school reality that comes upon them, it’s a lot more complex and has numerous variables which determine the conduct of the educational process. In this sense, teaching practice emerges as the culmination of a course of study, which aims to provide its students the possibility to put in practice, the theoretical training, appropriate to the context in which they operate educational practice knowledge. This practice can be divided into several dimensions, where each requires a critical and reflective work from the trainee teachers. As a result of our teaching practice, this internship report appears to describe my learning achievements, from the pedagogical experience with the 9th B class, in 2.nd and 3.rd Cycle Primary School Dr. Maria Alice Gouveia in the 2013/2014 academic year. This work came up with the need for interpretation and reflection of all educational activities during the school year. Initially, the contextualization of the developed teaching practice was performed, in was described the school characteristics, the subject group and the class where the teaching stage performed, adapting the learning process to the same. Then the description of the developed activities, it was accomplished with the respective analysis and justification of the decisions taken at the different pedagogical dimensions. At the end of this report the deepening of the selected theme was performed, regarding the pedagogical characterization of the trainee teacher teaching practice.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/28017
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1314_Solange_Barardo.pdf732.8 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.