Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28017
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Antero-
dc.contributor.authorBarardo, Solange Santos-
dc.date.accessioned2015-01-13T10:53:54Z-
dc.date.available2015-01-13T10:53:54Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBarardo, S. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da Turma do 9.º B no ano letivo 2013/2014. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28017-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA prática pedagógica educativa exige aos novos professores uma adaptação dos seus conhecimentos à realidade escolar que confrontam, mais complexa e com inúmeras variáveis que condicionam a condução do processo educativo. Neste sentido, o estágio pedagógico surge como o colmatar de um ciclo de estudos, que visa proporcionar aos seus alunos a transferência dos conhecimentos teóricos para a prática educativa, adequada ao contexto onde se inserem. Esta prática pode ser dividida em várias dimensões, onde cada uma delas exige dos professores estagiários um trabalho crítico e reflexivo. Como resultado da nossa prática docente, este relatório de estágio surge para descrever as aprendizagens realizadas, provenientes da experiência pedagógica com a turma B do 9.ºano, na Escola Básica 2.º e 3.º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia, no ano letivo de 2013/2014. O seu intuito surge na necessidade de interpretação e reflexão de todas as atividades pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo. Inicialmente foi realizada a contextualização escolar da prática pedagógica desenvolvida, onde foram analisadas as características da escola, do grupo disciplinar e da turma onde foi realizado o estágio pedagógico, adequando o processo pedagógico às mesmas. Seguidamente foi realizada a descrição das atividades desenvolvidas, com a respetiva análise e justificação as decisões tomadas nas várias dimensões pedagógicas. No final deste relatório foi realizado o aprofundamento do tema selecionado, relativamente à caraterização pedagógica da prática docente do professor estagiário. The educational pedagogical practice requires new teachers to adapt their knowledge to the school reality that comes upon them, it’s a lot more complex and has numerous variables which determine the conduct of the educational process. In this sense, teaching practice emerges as the culmination of a course of study, which aims to provide its students the possibility to put in practice, the theoretical training, appropriate to the context in which they operate educational practice knowledge. This practice can be divided into several dimensions, where each requires a critical and reflective work from the trainee teachers. As a result of our teaching practice, this internship report appears to describe my learning achievements, from the pedagogical experience with the 9th B class, in 2.nd and 3.rd Cycle Primary School Dr. Maria Alice Gouveia in the 2013/2014 academic year. This work came up with the need for interpretation and reflection of all educational activities during the school year. Initially, the contextualization of the developed teaching practice was performed, in was described the school characteristics, the subject group and the class where the teaching stage performed, adapting the learning process to the same. Then the description of the developed activities, it was accomplished with the respective analysis and justification of the decisions taken at the different pedagogical dimensions. At the end of this report the deepening of the selected theme was performed, regarding the pedagogical characterization of the trainee teacher teaching practice.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : caraterização da prática docente do professor estagiáriopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201341255-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1314_Solange_Barardo.pdf732.8 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

251
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,113
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.