Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28001
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014
Authors: Vieira, Carlos Alexandre Polónio 
Orientador: Fachada, Miguel
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Vieira, C.A.P. (2014) Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã – junto da turma do 9ºC no ano letivo de 2013/2014. Relatório Estagio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O documento agora apresentado, constitui uma descrição e reflexão do trabalho realizado durante o ano como professor estagiário na Escola Secundária da Lousã, pertencente ao agrupamento de Escolas da Lousã, no ano letivo de 2013/2014, sob a orientação dos Professores Miguel Fachada (orientador da Faculdade) e do professor João Moreira (orientador da Escola), inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico assume-se como um momento de transição; dá-se a passagem do período de formação para o início da profissionalização, de uma forma progressiva e acompanhada de aluno a professor. No presente relatório encontram-se descritos muitos dos conhecimentos adquiridos ao longo desta etapa de formação perspetivando um desenvolvimento como futuro professor. São relatadas as minhas expectativas iniciais, as principais dificuldades encontradas, bem como as aprendizagens e competências desenvolvidas ao longo deste ano letivo. Foi um ano difícil, intenso e exigente, que requereu grande disponibilidade e muito trabalho. Apesar das dificuldades, considero que foi um ano determinante, nuclear para a minha formação como Professor de Educação Física. The document now presented is a description and reflection of the work done during the year as a trainee teacher in Lousã Secondary School belonging to the grouping of schools from Lousã in the school (academic) year 2013/2014, under the guidance of both professor Miguel Fachada (College advisor) and teacher João Moreira (school advisor), inserted in the Master in Teaching Physical Education in Elementary and Secondary Education, College of Sport Sciences and Physical Education, Coimbra University. The practicum is assumed as a time of transition; when the passage of the training period for the onset of professionalism happens, in a progressive and accompanied student to teacher way. In this report there are described many of the knowledge acquired during this training step envisaging a development as a future teacher. My initial expectations, the main difficulties encountered, as well as the learning and skills developed throughout this school year are also reported. It was a difficult, intense and challenging year, which required great willingness and hard work. Despite the difficulties, I think that it was a key year, essential to my training as a Physical Education Teacher.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28001
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATORIO ESTAGIO CARLOS POLONIO Nº2009129851- 2013-14 .pdf550.58 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

217
checked on Nov 5, 2024

Download(s) 20

730
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.