Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28001
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014
Autor: Vieira, Carlos Alexandre Polónio 
Orientador: Fachada, Miguel
Palavras-chave: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2014
Citação: Vieira, C.A.P. (2014) Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã – junto da turma do 9ºC no ano letivo de 2013/2014. Relatório Estagio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: O documento agora apresentado, constitui uma descrição e reflexão do trabalho realizado durante o ano como professor estagiário na Escola Secundária da Lousã, pertencente ao agrupamento de Escolas da Lousã, no ano letivo de 2013/2014, sob a orientação dos Professores Miguel Fachada (orientador da Faculdade) e do professor João Moreira (orientador da Escola), inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico assume-se como um momento de transição; dá-se a passagem do período de formação para o início da profissionalização, de uma forma progressiva e acompanhada de aluno a professor. No presente relatório encontram-se descritos muitos dos conhecimentos adquiridos ao longo desta etapa de formação perspetivando um desenvolvimento como futuro professor. São relatadas as minhas expectativas iniciais, as principais dificuldades encontradas, bem como as aprendizagens e competências desenvolvidas ao longo deste ano letivo. Foi um ano difícil, intenso e exigente, que requereu grande disponibilidade e muito trabalho. Apesar das dificuldades, considero que foi um ano determinante, nuclear para a minha formação como Professor de Educação Física. The document now presented is a description and reflection of the work done during the year as a trainee teacher in Lousã Secondary School belonging to the grouping of schools from Lousã in the school (academic) year 2013/2014, under the guidance of both professor Miguel Fachada (College advisor) and teacher João Moreira (school advisor), inserted in the Master in Teaching Physical Education in Elementary and Secondary Education, College of Sport Sciences and Physical Education, Coimbra University. The practicum is assumed as a time of transition; when the passage of the training period for the onset of professionalism happens, in a progressive and accompanied student to teacher way. In this report there are described many of the knowledge acquired during this training step envisaging a development as a future teacher. My initial expectations, the main difficulties encountered, as well as the learning and skills developed throughout this school year are also reported. It was a difficult, intense and challenging year, which required great willingness and hard work. Despite the difficulties, I think that it was a key year, essential to my training as a Physical Education Teacher.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28001
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RELATORIO ESTAGIO CARLOS POLONIO Nº2009129851- 2013-14 .pdf550.58 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

195
Visto em 16/abr/2024

Downloads 20

705
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.