Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27922
Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Homem Cristo em Aveiro junto da turma do 12º F no ano letivo de 2013-2014
Authors: Almeida, Sara Lee 
Orientador: Silva, Elsa
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Almeida, S. L. (2014). Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Homem Cristo de Aveiro junto da turma 12ºF no ano letivo 2013/2014. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: Os professores têm uma grande missão pedagógica que é revestida por uma grande complexidade humana. Para além de todo o processo de ensino-aprendizagem, o professor tem de trabalhar com pessoas com personalidades diferentes com o intuito de promover a sua personalidade e humanidade. A relação professor-aluno, sustenta a experiência educativa, constitui um encontro humano que, de forma muito particular, contribui para o alcance de diversos objetivos previamente traçados. Nesse sentido, cabe ao professor estudar a melhor forma para promover o sucesso dos alunos. Para isso, é necessário que o professor estude a sua turma de modo a criar um pensamento crítico que contribua para a construção de conhecimentos dos alunos no sentido de lhes promover experiências que permitam a aquisição de saberes. É com base neste estudo inicial que o professor planifica todo o ensino, devendo ter como base os conteúdos dos programas bem como o papel e a realidade dos alunos, da escola e do meio envolvente. É neste sentido que surge o estágio pedagógico, que visa colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos. Assim, o presente relatório final de estágio, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, prende-se com a necessidade de aprofundar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo junto da turma do 12ºF da Escola Secundária Homem Cristo em Aveiro enquanto professora estagiária. Deste modo, serve o presente relatório para descrever todas as aprendizagens por mim adquiridas enquanto professora estagiária, fazendo referência às atividades de intervenção pedagógica desenvolvidas, identificando todas as necessidades e dificuldades de formação. Incluirei ainda, o aprofundamento do tema-problema que se refere à utilidade que os professores de Educação Física dão aos resultados da sua avaliação. Teachers have a great pedagogical mission that is covered by a large human complexity. In addition to the entire process of teaching and learning, the teacher has to work with people with different caracters to promote their personality and humanity traits. The teacher- student relationship, supports the educational experience, which a human encounter ir a very particularly form and contributes to the achievement of various objectives previously outlined. In this perspective, it is the teachers duty to evaluate the best methods to promote student success. For this reason it is necessary for the teacher to observe her class in order to create a critical thinking that contributes to the promotion and of the students knowledge. Based on this study the teacher flatten plans the entire education al system, which should be based on the content of programs and the role the reality of the students, the school and the surrounding environment. It is in this direction, that the practice aims to put into practice all the knowledge acquired. Thus, this final report stage, inserted in the Master of Teaching Physical Education in Elementary and Secondary teachings of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra, aims in consolidating the work done, as a trainee teacher, during the lective year with the 12ªF class at the “Homem Cristo” High School in Aveiro. Thus, this report serves to describe all the learning acquired by me as a treinee teacher, referring to pedagogical intervention al activities identifying the needs and difficulties of training. I will also include a profound evaluation on the problem-topic, referring to the utility that Physical Education teachers give the results of their evaluation.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27922
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_1314_Sara_Almeida.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

193
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

158
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.