Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27887
Title: Ansiedade e auto-eficácia na tomada de decisão vocacional
Authors: Reis, Sara Filipa de Jesus dos 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Decisão de carreira; Auto-eficácia; Ansiedade
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: Ansiedade e auto-eficácia na tomada de decisão vocacional
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudotem como principal objetivoanalisaro processo de tomada de decisão vocacional, de forma especial a relação desta com as variáveis ansiedade e autoeficácia e as consequências na certeza vocacional de alunos, baseia-se na perspetivasócio-cognitiva da carreira, de acordo com a Teoria Sócio-Cognitiva da Carreira de Lent, Brown e Hackett. A amostra é composta por 212 alunos em transição entre o 9º e o 10ºano de escolaridade a frequentar escolas de Coimbra e Leiria com idades compreendidas entre os 14 e 18 anos. Através da análise estatística, concluiu-se que a autoeficácia (algumas das suas dimensões) é melhor preditor na tomada de decisão vocacional, do que a ansiedade. Estes resultados revelam que a auteficácia tem uma relação positiva e significativa com a certeza vocacional. Relativamente a ansiedade, esta mantém uma relação negativa, mas não significativa.
The aim of this study is to analyse the vocational decision making, specially the relationship between anxiety and self-efficacy, and it’s consequences on student’s vocational certainty, according to Lent, Brown and Hackett’s Career Social Cognitive Theory. This sample includes 212 students changing from middle to high school, attending to schools in Coimbra e Leiria, aged between 14 and 18 years old. Through the statistic analyses we can conclude that self-efficacy (some of its dimensions) is a better preditor of vocational decision, than anxiety. These results reveal that self-efficacy has a positive significant relationship with vocacional certainty. For the anxiety, it keeps a negative relation, but it’s not a significant one.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27887
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE Sara Reis.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

358
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

498
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.