Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27871
Título: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma A do 8º ano no ano letivo de 2013-2014
Autor: Gaspar, Daniel da Costa 
Orientador: Fonseca, Pedro
Palavras-chave: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2014
Citação: Gaspar, D.(2014). Relatório Final de Estágio. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: A produção deste documento surge no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico e Relatório de Estágio, inseridas no plano curricular do 3º e 4º semestres do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Trata-se de um documento onde, ao analisar os passos dados ao longo deste período, irei refletir acerca das aprendizagens realizadas, assim como as dificuldades sentidas e correções a fazer para eliminar essas dificuldades no futuro. O Estágio Pedagógico é o primeiro contacto de qualquer professor com uma turma num contexto de escola, onde todas as aprendizagens feitas até então são postas em prática, sendo sempre condicionada pelo contexto onde esta decorre. No Estágio Pedagógico que realizei no Colégio Salesiano de Mogofores tive a oportunidade de aplicar conhecimentos e de aprender novas coisas, tanto a nivel profissional como humano, que irão concerteza ser uma excelente base para futuras oportunidades profissionais. Considero ainda que este se tratou de um momento eclético na forma como todas as vertentes da ação de um professor foram postas em prática, neste que é o culminar deste grau de formação. Para uma correta aplicação dos conhecimentos teóricos, num determinado contexto prático, é imperioso primeiro focalizarmos as caraterísticas do contexto prático onde o Estágio Pedagógico vai ser decorrer. Após esta análise é feita a seleção das metedologias e conhecimentos a aplicar, de forma a garantir que estas são as que irão criar uma maior taxa de sucesso nesse determinado contexto. Após esta pequena aproximação ao trabalho do professor, irei analisar os passos dados neste processo, tanto no domínio didático como no pedagógico, fazendo uma reflexão das ações realizadas e dos resultados verificados. Desta forma estarei mais preparado para continuar o meu desenvolvimento como professor de Educação Física.The production of this document is part of the curricular units of Pedagogic Training and Training Report, both are part of the curricular plan of the 3rd and 4th semesters of the 2nd year of the Master in Physical Education Applied to the Elementary and Secondary Schools by the Faculty of Sports Science and Physical Education of the University of Coimbra. This is a document in which, by analyzing the steps taken during this period, I will reflect about what I’ve learnt, as well as the difficulties encountered and improvements set to eliminate this same difficulties in the future. The Pedagogic Training is the first contact that a teacher ever has with a class in a school context, where all the learning made so far is putted to work, but always conditioned by this context in which it takes place. During the Pedagogic Training I’ve made at the Salesians College in Mogofores, I’ve had the chance to apply knowledge and to learn new things, at both professional and humane levels, that will for sure be a great support to future professional opportunities. I classify this as an eclectic moment in the way how every field of action of a school teacher was present at a practice form, in this moment that is this degrees’ formation climax. For a correct enforcement of the theoretical knowledge, at a set context, we must first identify the main characteristics of the set where the Pedagogic Training will occur. After this analysis takes place the selection of the methods and knowledge to be applied to ensure the best success rate, given the specific context. After this introduction to the teachers’ labor, I will analyze the steps taken in this process, at both didactic and pedagogic domain, reflecting about the actions taken and the outcomes of these actions. By doing this, I will be better prepared to keep on developing as a Physical Education teacher.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27871
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório_Estágio_Daniel_Gaspar.pdf761.24 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

190
Visto em 26/mar/2024

Downloads 50

272
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.