Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27856
Título: Relatório final de estágio pedagógico ano letivo 2013-2014
Autor: Cardoso, Daniel Sério 
Orientador: Silva, Elsa
Palavras-chave: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2014
Citação: Cardoso, D. (2014). Relatório Final de Estágio Ano Letivo 2013/2014. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: O fim do Estágio Pedagógico, representa o culminar de mais uma etapa na formação individual e profissional de um futuro docente, em que todas as aprendizagens realizadas e, conhecimentos adquiridos permitem aumentar as competências necessárias para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais eficaz na área da Educação Física através do contato direto com uma realidade de ensino. O presente relatório representa o resultado da intervenção pedagógica e respetiva reflexão realizada na Escola Secundária de Avelar Brotero, em Coimbra, numa turma pertencente ao 10º ano de escolaridade. Assume-se então como um requisito para a conclusão do Estágio Pedagógico e, consequentemente, uma meta da nossa formação, que nos permitirá terminar o segundo ciclo de estudos, obtendo o grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este documento está estruturado em três partes distintas, a primeira explanando a contextualização da prática desenvolvida, a segunda efetuando uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e por fim a terceira parte correspondente ao aprofundamento de um tema/problema contextualizado com a intervenção pedagógica em Educação Física. O tema selecionado intitula-se “A Reflexão como Catalisador da Aprendizagem do Estagiário” e permitiu efetuar um enquadramento da temática da Reflexão, com o intuito de perceber, como esta promove aprendizagens no estagiário e neste caso específico na nossa experiencia pessoal. The end of teacher training is the culmination of another stage in individual and professional training of a future teacher in which all learning achieved and acquired skills can develop the abilities necessary for the development of more effective pedagogical practice in the area of Physical Education through direct contact with the reality of teaching. This report is the result of the educational intervention and respective deliberation held in the Secondary School Avelar Brotero in Coimbra, to a class belonging to the 10th grade. Then it is assumed as a requirement for completion of the Teacher Training and hence a goal of our training, which will enable us to complete the second cycle of studies, obtaining the degree of Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education. This document is structured into three distinct parts, the first explaining the context of established practice, the second performing a reflective analysis of teaching practice and finally the third part corresponding to the development of a topic / problem, contextualized with pedagogical intervention in Physical Education . The selected subject is entitled "Reflection as a Catalyst for Learning Apprentice" and allowed to place a basis to the subject of reflection in order to understand, as this promotes learning in the intern and in this particular case in our personal experience.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27856
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1314_Daniel_Cardoso.pdf757.26 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

265
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

651
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.