Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27808
Título: O medo de emoções positivas: possíveis origens do medo da felicidade e a sua relação com sintomas psicopatológicos
Autor: Nogueira, Andreia da Costa 
Orientador: Gouveia, José Augusto Pinto
Palavras-chave: Emoções positivas
Data: 23-Jul-2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: O medo de emoções positivas: possíveis origens do medo da felicidade e a sua relação com sintomas psicopatológicos
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Devido a uma mudança no foco da investigação na Psicologia, diversos estudos recentes têm dado mais relevância às emoções positivas e ao seu papel no desenvolvimento do ser humano. Ainda, uma linha recente de investigação tem-se debruçado nas diferenças individuais na experiência de emoções positivas, e no facto de alguns indivíduos experienciarem estas emoções de forma negativa. Com o objetivo de explorar as crenças negativas associadas às emoções positivas, este estudo centra-se principalmente na exploração do Medo da Felicidade. Inicialmente procedeu-se à validação da Escala do Medo da Felicidade para a população portuguesa. Para além disso, pretendeu-se compreender os fatores preditores deste constructo e explorar as suas possíveis origens. Os resultados demonstraram que a Escala do Medo da Felicidade apresentou boas propriedades psicométricas. Revelaram, ainda, que os indivíduos que têm mais medo de ser feliz apresentam mais dificuldades em diversas áreas da sua vida (e.g. emocional, interpessoal). Mais especificamente, os resultados sugerem que a ausência de memórias precoces de calor e segurança podem estar na origem do medo de emoções positivas, particularmente do Medo da Compaixão e do Medo da Felicidade. Para além disso, foi encontrada uma forte associação entre a depressão e o Medo da Felicidade, sendo que a existência de menos afeto positivo parece contribuir para esta relação. Torna-se relevante que a prática clínica englobe o medo das emoções positivas como alvo de intervenção e não exclusivamente a regulação das emoções negativas, uma vez que desafiar pensamentos negativos ou aumentar comportamentos percecionados como positivos pode não revelar-se suficiente para experienciar emoções positivas.
Due to a change in the focus of research in psychology, several recent studies have given more prominence to positive emotions and their role in human development. Also, a recent line of research has addressed individual differences in the experience of positive emotions, and the fact that some individuals experience these emotions in a negative way. With the purpose of exploring negative beliefs associated with positive emotions, this study mainly focuses on exploring the Fear of Happiness. Initially we proceeded to the validation of the Fear of Happiness Scale for the Portuguese population. In addition, we sought to understand the factors that act as predictors of this construct and explore their possible origins. Results found that the scale of the Fear of Happiness had good psychometric properties. It also revealed that individuals who are more afraid of being happy have more difficulties in several areas of their life (i.e., emotional, interpersonal). Specifically, the results suggest that the absence of early memories of warmth and safeness can be a source of fear of positive emotions, particularly the fear of Compassion and the Fear of Happiness. Furthermore, we found evidence that a strong association between depression and the Fear of Happiness and the existence of less positive affect seems to contribute to this connection. Thus, it becomes relevant to clinical practice that it targets fear of positive emotions and not only the regulation of negative emotions, since increasing challenging negative thoughts or behaviors perceived as positive may not be enough to experience positive emotions.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27808
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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