Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/27801
Título: | Que representações sociais da violência entre parceiros íntimos têm os estudantes de enfermagem, medicina e serviço social?: o papel da formação | Autor: | Costa, Cristiana Barcelos | Orientador: | Carvalho, Maria Madalena Santos Torres Veiga de | Palavras-chave: | Violência entre parceiros íntimos; Representação social | Data: | 29-Jul-2014 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Que representações sociais da violência entre parceiros íntimos têm os estudantes de enfermagem, medicina e serviço social?: o papel da formação | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Os objetivos centrais do estudo aqui apresentado são
conhecer as representações sociais da violência entre parceiros íntimos (VPI)
e a prevalência e cronicidade de condutas violentas nas relações em
estudantes do ensino superior, mais concretamente das áreas de enfermagem,
medicina e serviço social. É também explorada a relação entre essas
variáveis e a influência da formação e da história de violência familiar nas
mesmas.
A amostra é constituída por 313 sujeitos, sendo 19.8% estudantes de
enfermagem, 25.2% de medicina e 55% de serviço social. Os resultados
refletem uma baixa legitimação da violência entre parceiros íntimos, com os
estudantes de serviço social a legitimarem mais que os restantes.
Relativamente às relações íntimas dos sujeitos da amostra, verificou-se que
são pautadas por valores preocupantes de violência, ainda que
maioritariamente relativos a atos de pequena violência. As diferenças entre o
primeiro e o terceiro ano do curso não se mostraram significativas. A
formação em violência entre parceiros íntimos revelou ter influência nas
representações sociais da mesma temática. Os sujeitos que assistiram a
violência física entre os pais/cuidadores com pouca frequência mostraram
uma maior legitimação destas situações do que aqueles que nunca assistiram
às mesmas ou que assistiram frequentemente.
Dos resultados obtidos transparece a necessidade de se
desenvolverem iniciativas de intervenção precoce junto de indivíduos jovens
de forma a contribuir para erradicar nestes falsas crenças culturais que
legitimam e/ou banalizam a violência, ao mesmo tempo que se aumenta a
consciencialização sobre esta problemática. the main goals of the study here reported are to know the social representations of the violence between intimate partners and the prevalence and chronicity of the violent conducts in the college students’ relationships, concretely students in the nursing, medicine and social work areas. The relation between these variables and the influence of training and the influence of the previous history of family violence in them are also explored. The sample is composed of 313 subjects, being 19.8% students of nursing, 25.2 % of medicine and 55% of social work. The results reflect a low legitimation of the violence between intimate partners, with the social work students legitimating more than the rest of the students. About the intimate relationships of the students in the sample, we found that they are grounded in preoccupying values of violence, although they are mainly acts of small violence. The differences between the first and the third year of the course are not significant. Receiving training on violence between intimate partners turned out to have an influence on the social representations of that issue. The subjects that testified physical aggressions between their parents/caregivers with low frequency showed a bigger legitimation of this kind of situations than the ones that never testified or did it frequently. The results show that it is necessary to develop early prevention initiatives with the young people and, in that way, contribute to eradicate false cultural beliefs that legitimise and/or banalize the violence and at the same time make the conscience of the gravity of this problem grow. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Sistémica, Saúde e Família), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27801 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE - Cristiana Costa.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 20
634
Visto em 24/set/2024
Downloads
155
Visto em 24/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.