Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27531
Título: PMEs, capacidade de inovação e crescimento económico : uma análise comparada do caso português
Autor: Silva, Catarina Chaves da 
Orientador: Simões, Marta
Palavras-chave: PMEs; Inovação; Crescimento económico; Portugal
Data: 15-Jul-2014
Editora: FEUC
Citação: Silva, Catarina Chaves da - PMEs, capacidade de inovação e crescimento económico : uma análise comparada do caso português, Coimbra, 2014.
Resumo: Este trabalho aborda a temática da capacidade de inovação e suas consequências ao nível da produtividade das empresas, em particular das PMEs, e implicitamente, sobre o crescimento económico de Portugal onde a estrutura empresarial é dominada por pequenas e médias empresas. A capacidade de inovação das empresas depende da conjunção de muitos fatores distintos, para além da sua dimensão, pelo que não há um indicador único para se poder avaliá-la. Deste modo, com o presente trabalho e através da exposição e análise de variados dados estatísticos, pretende-se perceber até que ponto a capacidade de inovação das PMEs portuguesas é maior ou menor que a das suas congéneres europeias e do que a das grandes empresas portuguesas, e refletir sobre a possibilidade dessa distinta capacidade de inovação a nível das empresas justificar de alguma forma a fraca produtividade relativa a nível agregado de Portugal relativamente aos países de referência. Foi possível constatar que apesar das PMEs portuguesas apresentarem uma maior produtividade do trabalho do que as grandes empresas de Portugal, aquelas são contudo claramente, menos produtivas do que as PMEs dos países da UE 12, diferencial que é menos acentuado no caso das grandes empresas. Assim, a nível agregado, a estrutura empresarial portuguesa baseada em PMEs parece ser uma potencial causa da fraca produtividade agregada relativa de Portugal, não estando a conseguir sustentar um ritmo de crescimento económico que garanta a convergência com os níveis de rendimento per capita dos países mais ricos. Para esta situação parece estar a contribuir a menor capacidade de inovação das PMEs portuguesas, quer quando comparadas com as suas congéneres europeias, quer com as grandes empresas portuguesas. Por sua vez, os principais obstáculos a uma melhoria da sua capacidade de inovação e que afetam particularmente as PMEs relativamente às grandes empresas parecem ser o acesso a financiamento e a disponibilidade de pessoal qualificado.
Descrição: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Marta Simões.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27531
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tp final.pdf1.31 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

863
Visto em 17/abr/2024

Downloads 20

1.021
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.