Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27369
Título: Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de Programa
Autor: Almeida, Maria Inês de 
Orientador: Umbelino, Luís António
Palavras-chave: Ensino da Filosofia; Conceito de Democracia
Data: 21-Out-2014
Resumo: O relatório em questão, intitulado “Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia” faz parte da Unidade Curricular Estágio/Relatório do Curso de 2º Ciclo – Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O objectivo deste relatório é duplo: por um lado, colocaremos em evidência a ausência no Programa de Filosofia da temática da democracia ateniense, por outro, sugeriremos uma Proposta de Programa que vise colmatar, do ponto de vista didáctico, científico e pedagógico a lacuna observada. Dividiremos, então, este relatório em três partes: a primeira corresponderá a uma breve reflexão científica sobre a formação filosófica e a extensão da filosofia a todos os níveis do ensino secundário como um gesto democrático; a segunda parte corresponderá à Proposta de Programa para o ensino da temática sobre A Democracia Ateniense; e na terceira parte ensaiaremos uma didactização da temática em questão. Finalmente, em conclusão colocaremos em evidência aspectos fundamentais encontrados durante a Prática Pedagógica Supervisionada fazendo o balanço final.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27369
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Filosofia - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

653
Visto em 24/abr/2024

Downloads

480
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.